Páginas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Mestre Zé do Pife e as Juvelinas mais uma vez no Pajeú


Consolidada na cultura popular, a banda Mestre Zé do Pife e as Juvelinas nasceu em Brasília, a partir das andanças de Francisco Gonçalo da Silva, Seu Zé do Pife, pelas ruas e ônibus da cidade.

NORDESTE - O grupo Mestre Zé do Pife e as Juvelinas nasceu nas ruas, onde foi construída sua história. Nas andanças de Seu Zé, nas passadas de chapéu, nos cortejos em feiras, praças e bares, as Juvelinas aprenderam a tradição das bandas de pife (pífano) e recriaram danças e brincadeiras populares.

Com o projeto Pife nos Trilhos, o grupo e seus convidados pretendem levar ao público genuínas expressões culturais de raiz nordestina, já que o DF possui grande percentual de população nascida ou descendente da região Nordeste.

A BANDA - Natural de São José do Egito (PE), Mestre Zé do Pife é tocador e fabricante de pife há 50 anos. É também compositor de versos e aboios de vaqueiros. Quando jovem, trabalhou como lavrador e na construção civil. Radicado em Brasília há mais de 25 anos, formou em 2007 a banda de pífanos Mestre Zé do Pife e as Juvelinas. Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Seu Zé ministra desde 2007 oficinas semestrais de pífano. A informação está no Blog de Marcello Patriota desta sexta.

Foi durante essas oficinas que começaram os encontros com as aprendizes e musicistas Juvelinas:Vieram a Terra da Poesia;Ana Braga e Fernando Vieira,ambos Engennheiros Florstais UNB/DF.

Já andaram pelas feiras livres do Pajeú;Nas feiras de TABIRA,TUPARETAMA,ITAPETIM,S.J.EGITO,BREJINHO,STª TEREZINHA,as apresentações fazem parte do Projeto Cultura na Feira Livre.

O Grupo volta a Brasilia no incio de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário