Páginas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Há 01 ano e meio Itapetim está na “lata d’água” na cabeça

lata dagua

Na escaldante manhã da última quarta-feira em Itapetim, no sertão de Pernambuco, Dona Enedina utilizava uma panela de alumínio para encher um balde com água porque não dispõe, em casa, de água encanada. “Já são mais de ano nessa agonia. Não há água. Os homens da COMPESA só prometem e não providenciam água. Agora, só acredito em Deus”, desabafa a agricultora, que não esconde: precisa pagar caro pela água potável para matar a sede.

Além de Enedina, centenas de famílias sofrem com a falta d’água. “Aqui só chega água no máximo duas vezes por semana nas caixas”, reclama Maria José, 40, agricultora, mãe de seis filhos. “O pior é que quando não há água para tomar banho, é grande a confusão lá em casa. As crianças chegam a se recusar a ir à escola. Dizem que não vão passar vergonha tendo que ir à aula sujas”, resume.Mil litros de água custa 25 Reais,mas é água de poço, água pra beber,custa 5 reais o botijão de 20 litros,mas pra quem pode pagar.

Em Itapetim, homens, mulheres,idosos e crianças fazem cansativas caminhadas para armazenar água em baldes e outros recipientes que ficam espalhados dentro de casa.

Há cerca de 18 meses(1 ano e 6 meses), desde setembro de 2013, os moradores não sabem o que é ter água na torneira de casa.

São centenas de pessoas que passam o dia subindo a ladeira com baldes de água para assim realizar tarefas simples como tomar banho, preparar a comida, escovar os dentes e lavar as roupas. O problema atinge todas as vias do município.

Cerca de 42 caixas de água foram colocadas na sede do município, uma quantia insuficiente para atender a demanda da população.

Para amenizar a situação, o governo municipal, através do prefeito Arquimedes Machado-PSB, já perfurou mais de 19 poços artesianos em vários pontos da cidade,em 9 poços deram água suficiente para retirada com bombas, 4 poços foram recuperados.

Em setembro de 2014, o Diretor da Compesa Roberto Tavares,em entrevista a GAZETA-FM, garantiu ampliar o número de reservatórios,de 42 para 60 caixas, e abastecer através de carros pipas as caixas mais de uma vez por dia,mas tem caixas em bairros que passam até 4 dias sem água, no Bairro da Vila das Crianças,moradores garantem que apenas uma vez por semana a caixa é abastecida, e são cerca de 40 famílias que residem na Vila.

A agonia de famílias que é rotineira em virtude da ineficiência no abastecimento por parte da COMPESA com seus caminhões pipas, que não consegue manter regularidade no fornecimento do líquido. “Chegou água hoje de manhãzinha. Quem tava acordado encheu os baldes. Quem não estava, ficou só na esperança ou na raiva”. Disse uma moradora.

Não tem um horário e nem dia certo para o abastecimento das caixas, os moradores é que tem que adivinhar o dia do abastecimento.

Por Marcello Patriota

Nenhum comentário:

Postar um comentário