Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Seres convoca 126 agentes penitenciários em Pernambuco


Foram nomeados 126 aprovados no concurso público para agente penitenciário do Estado segundo o Diário Oficial da União desta terça-feira (24). No início do mês, 06 de fevereiro, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) já havia homologado a decisão a respeito das convocações. Segunso a Secretaria, os novos Agentes devem providenciar os exames médicos exigidos no edital e aguardar o recebimento do telegrama com a data e as orientações para apresentação no Instituto de Recursos Humanos (IRH), localizado na rua Henrique Dias, no bairro do Derby, Área Central do Recife.

Após entregarem a documentação no IRH, os concursados passarão por perícia médica. Em seguida, eles serão encaminhados para à Gerência de Controle da Movimentação de Pessoal do Estado (Gemop) na Secretaria de Administração (SAD), para posse. Na mesma data, deverão se apresentar na Seres para efetivação das atividades.

As nomeações ocorrem após a crise instaurada no sistema penitenciário. Desde meados de janeiro deste ano, quando uma rebelião tomou conta do Complexo Prisional do Curado, deixando três mortos (dois detentos e um policial militar) e vários feridos, a falta de profissionais é denunciada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindasp-PE). 

De acordo com a entidade, atualmente, existem 1.300 agentes em atividade para cuidar de 31 mil presos. Em contrapartida, a recomendação nacional é de um agente para cada cinco presos conforme deliberação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) segundo o presidente do Sindasp-PE, Nivaldo Oliveira. Foi o que informou o blog dos concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário