Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Denúncias de violência contra idosos passam a receber até R$ 1 mil em PE

 

Os pernambucanos que fizerem denúncias sobre violência contra idosos podem receber recompensas de até R$ 1 mil a partir desta segunda-feira (27). O montante é oferecido pelo Disque Denúncia, que recebe denúncias anônimas e está lançando uma campanha para coibir os maus tratos contra a população idosa no estado. Hoje, o instituto já recebe pelo menos três denúncias desse tipo por dia.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda (27), a superintendente do Disque Denúncia, Carmela Galindo, explicou que a campanha surgiu depois que foi constatado o alto índice de violência contra idosos. Por isso, a campanha tem o tema 'Uma sociedade justa não aceita a violência contra o idoso'. Segundo Galindo, o Disque Denúncia já recebe mais de mil denúncias desse tipo por ano de casos de maus-tratos, abandono, violência física e até psicológica.

“Temos 12 mil informações nos últimos 10 anos acerca de violência contra o idoso. Mas esta ainda é uma violência em que as autoridades têm dificuldade de chegar. E isso acontece por causa da grande proximidade entre vítima e agressor. 90% dos casos de violência acontecem na própria residência dos idosos. E, o que é pior, em 55% dos casos, os agressores são os próprios filhos”, explica Galindo, afirmando que muitos casos ocorrem depois que os agressores se apropriam indevidamente das aposentadorias das vítimas.

Por conta da dificuldade em descobrir esses casos, o Disque Denúncia pede que familiares e parentes informem as autoridades competentes sobre os maus tratos. “O apelo que fazemos é para que a população tenha um olhar diferente para esse tipo de crime e auxilie as autoridades através do Disque Denúncia. Nós precisamos conscientizar a população de que houve um acréscimo de 117% da população idosa no nosso país entre 1992 e 2002, já que a expectativa de vida aumentou de 62 para 75 anos. Hoje, temos muito mais pessoas idosas. E nós seremos os idosos de amanhã. O idoso precisa ser respeitado; e o estatuto, cumprido”, afirma Galindo.

As denúncias podem ser feitas anonimamente tanto por telefone quando pela internet, onde é possível enviar vídeos e fotos que comprovem a violência. Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o número que recebe as denúncias é o 3421-9595. Já no restante do estado, é o 3719-4545. Todas as informações são avaliadas pela polícia e pelos órgãos competentes, que enviam um relatório com o andamento das investigações para o Disque Denúncia. Se for comprovada a veracidade das informações repassadas, o instituto libera o pagamento da recompensa. O dinheiro é entregue em um local público escolhido pelo próprio denunciante, que não precisa se identificar nem nesse momento. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário