Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Salgueiro está entre as cidades em estado de alerta contra dengue


Petrolina tem sob controle o índice de infestação de dengue   (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Mesmo com a redução no número de casos de dengue em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, ainda é alto o índice de infestação do mosquito na cidade. Para combater o Aedes aegypti, que transmite a doença, várias medidas foram adotadas no município.
O comerciante Osvaldo Pereira dos Santos teve dengue no ano passado e agora redobrou os cuidados para evitar a reprodução do mosquito. “Todo mundo com cuidado e graças a Deus não teve mais ninguém com dengue aqui em casa”, explica.

Depois das mudanças, todos os reservatórios estão fechados e as garrafas vazias ficam viradas para baixo. “O que a gente pode notar é que ele realmente tem uma preocupação com relação aos cuidados que se deve ter dentro de um imóvel. Faz a eliminação de possível foco de criação do mosquito. Já observamos a caixa, fizemos o tratamento dela. Os tambores estão devidamente limpos e bem tampados. Como ele é uma pessoa que já teve a doença, sabe muitos bem os riscos que se pode ter dentro de um imóvel”, diz o agente de endemias Ronivaldo Silva.


As ações contra o mosquito ajudaram a cidade de Salgueiro a combater a epidemia de dengue vivenciada no ano passado. “Em 2014 a gente teve uma grande mobilização no município, fazendo campanhas, fazendo mutirões nos bairros onde tinha grande notificação dos casos de dengue”, ressalta o secretário de saúde Emanoel Leite. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário