Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Enem abre processo seletivo com mais rigor e reajuste na inscrição

A principal porta de acesso ao ensino superior no Brasil será aberta hoje, às 10h, quando começam as incrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos interessados em realizar as provas têm até o dia 5 de junho para concluir o cadastro no site do certame e até o dia 10 de junho para pagar a taxa de inscrição, de R$ 63. A aplicação dos testes acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro e, em Pernambuco, será determinantee para o ingresso dos candidatos às vagas abertas pelas universidades Federal (UFPE), Federal Rural (UFRPE), Estadual (UPE) e do Vale do São Francisco (Univasf).

As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas exclusivamente pelo site enem.inep.gov.br, com a carteira de identidade e o CPF do estudante, além de um endereço de e-mail válido. Informações sobre as provas serão repassadas para o endereço eltrônico e o número de celular disponibilizado pelo candidato durante o preenchimento da inscrição, processada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Travestis e transexuais interessados em usar o nome social devem fazer o pedido via internet. Uma cópia do documento comprobatório deve ser enviada, entre os dias 15 e 26 de junho,  para o sistema de inscrição.

As provas sserão aplicadas em 76 municípios pernambucanos e também no Arquipélago de Fernando de Noronha. No ato da inscrição, os candidatos precisam dizer em qual cidade desejam realizar as provas. A expectativa do Ministério da Educação (MEC) é de que mais de 9 milhões de estudantes façam as inscrições no exame deste ano, que apresentará mudanças no processo de aplicação e será mais rigorosa.

Neste ano, a taxa, que desde 2004 era de R$ 35, sofreu um reajuste. Estão isentos os alunos que terminaram o ensino médio na rede pública e aqueles que apresentarem declaração de carência socioeconômica. Os inscritos isentos da taxa que não apresentarem uma justificativa para a ausência nos dias do exame serão obrigados a pagar pela inscrição no Enem seguinte. (Diário de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário