Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ivanildo Vila Nova celebra 50 anos de repente no Santa Isabel

Ivanildo Vila Nova, meio século de cantoria / Foto: JC Imagem

“Já que existe no Sul esse conceito/que o Nordeste é ruim, seco e ingrato/já que existe a separação de fato/é preciso torná-la de direito/ quando um dia qualquer isso for feito/todos dois vão lucrar imensamente/começando uma vida diferente/de que a gente até hoje tem vivido/ imagine o Brasil ser dividido/e o Nordeste ficar independente”. Gravados por Elba Ramalho, no álbum Do jeito que a gente gosta (1984), os versos de Nordeste independente tornaram-se os mais populares do repentista caruaruense Ivanildo Vilanova, que amanhã grava DVD, celebrando 50 anos de carreira, no Teatro de Santa Isabel, com a participação de alguns dos mais importantes nomes da cantoria de viola da atualidade. Entre os convidados, Sebastião da Silva, Daniel Olímpio, Miro Pereira, Raimundo Caetano, Rogério Menezes, Raulino Silva e Luciano Leonel. Além da cantora Indira e do declamador Iponax Vilanova, filhos de Ivanildo.

Para muitos o maior cantador da atualidade, Ivanildo Vila Nova é o principal responsável pela profissionalização do repente: “Antigamente todo cantador tinha que ter outra profissão. Eram barbeiros, funcionários públicos, marceneiros. Até porque não tinham outras alternativas. Os meios de transportes eram precários, eles moravam longe uns dos outros, para se encontrar era difícil”, afirma Ivanildo. “Também tive outras profissões, mas desde 1974, vivo apenas da viola.” 

Ele conta que completou o meio século de cantoria há 2 anos – marca o início da carreira no ano de 1963. Mas, na verdade, começou no repente, em 1957. Seu pai, José Faustino Vilanova (morto em 1968, aos 59 anos), foi um dos grandes do repente, contemporâneo de nomes como Pinto do Monteiro, os irmãos Batista (Dimas, Lourival e Otacílio), José Alves Sobrinho, Rogaciano Leite, Zé Vicente da Paraíba. É o que conta o NE10.


Gravação do DVD de Ivanildo Vila Nova – 50 anos de cantoria, hoje, 20h, no Teatro de Santa Isabel, com participações de declamadores e emboladores. Ingressos: R$ 15 e 7,50. Informações: 3355-3323

Nenhum comentário:

Postar um comentário