Páginas

quarta-feira, 27 de maio de 2015

País chega a 846 mil casos de dengue, mas doença avança em ritmo menor

Da Folhapress
Desde o início do ano até o dia 9 de maio, o Brasil registrou 846 mil casos da doença, um avanço de 155% em comparação ao mesmo período do ano anterior / Foto: reprodução/Internet

O número de casos de dengue no país continua a crescer, mas em menor ritmo, segundo dados divulgados nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Saúde.

Desde o início do ano até o dia 9 de maio, o Brasil registrou 846 mil casos da doença, um avanço de 155% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O governo também já confirma 290 mortes devido à dengue.

O número de casos, no entanto, já começa a crescer em ritmo menor do que nos últimos meses, afirma o ministério. Em todo o mês de março, por exemplo, foram registrados 338 mil novos casos. Em abril, foram 246 mil -uma redução de 27%.

Em meio a uma das maiores epidemias de sua história, São Paulo ainda lidera entre os Estados em número de notificações da doença -desde o início do ano até agora, já são 433 mil registros. Ou seja: o Estado responde por metade dos casos do país.

São Paulo também tem o maior número de mortes devido à doença: de 290 mortes no país, 207 ocorreram em cidades paulistas.

Outros Estados com maior número de casos da doença são Minas Gerais, com 85 mil notificações até o dia 9 de maio, e Goiás, com 74 mil.

Ao todo, nove Estados apresentam índices de dengue no patamar de uma epidemia, ou seja, acima de 300 casos a cada 100 mil habitantes: Acre, Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Apesar do cenário ainda indicar alerta, a tendência, porém, é de redução no avanço da doença no país com a chegada do inverno, segundo o Ministério da Saúde.

Ainda assim, a pasta recomenda que as medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti, continuem a serem adotadas no restante do ano como forma de evitar um novo avanço da dengue no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário