Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Pernambuco tem cinco cidades sem registros de casos de dengue

Municípios do Agreste e Zona da Mata Sul ainda não registraram casos de dengue em 2015 / Foto: Renato Spencer/Acervo JC Imagem

As notificações dos casos de dengue se multiplicam no Brasil. Em Pernambuco, até o dia 2 de maio deste ano, os registros já haviam passado dos 37.500 casos. Esses números representam aumento de 528% em relação ao mesmo período de 2014. No entanto, em meio à epidemia, o Estado conta com cinco municípios sem notificações da doença: Palmeirina e Riacho das Almas, no Agreste, além de Rio Formoso, São Benedito do Sul e Primavera, na Zona da Mata Sul. 

Nessas localidades, dados do último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypit (LiraA), divulgado no mês passado, apontavam que as cidades apresentam índices considerados seguros de focos de transmissão da dengue. Apesar de parecer um boa notícia, a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e Chikungunya da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Claudenice Pontes, vê com certa desconfiança a falta de casos de dengue. 

Segundo ela, equipes da Secretaria foram encaminhadas para esses municípios com o objetivo de identificar o motivo do não registro da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. “É preciso verificar se não está havendo uma subnotificação, até porque essas cidades estão rodeadas por outras onde foram registrados casos da doença. Se for confirmado que realmente não teve nenhum caso, será ótimo, é como um paraíso, mas isso é improvável”, avaliou Claudenice que garantiu o resultado da avaliação até esta sexta-feira (22). A informação é de 
Marília Banholzer do NE10.

No entanto a Prefeitura de Riacho das Almas, por exemplo, comemora a falta de casos de dengue no município. “Os bons resultados se devem ao intenso trabalho do Departamento de Endemias da Secretaria de Saúde”, orgulha-se a gestão municipal. “Outro fator determinante para os bons resultados de Riacho das Almas no combate à dengue se deve à colaboração da comunidade, que tem feito a sua parte não deixando água parada e facilitando o acesso dos agentes de endemias ao interior das residências”, completa a nota divulgada pela Prefeitura de Riacho das Almas.

A dengue pode se apresentar clinicamente de quatro formas diferentes: infecção inaparente (sem sintomas visíveis), clássica, hemorrágica e síndrome de choque. A SES destaca que essas formas podem evoluir para o óbito. O primeiro caso confirmado de morte por dengue em 2015 aconteceu no bairro de Paratibe, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. A vítima foi um homem de 37 anos infectado com a dengue clássica. Outros 16 casos suspeitos de morte por dengue estão em investigação. Como não existem vacinas e nem medicamentos que previnam a doença, a forma mais adequada para a prevenção é evitar o nascimento do mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário