Ministério do Trabalho e Emprego disponibiliza consulta online sobre municípios de todo o País

MTE - Painel

O Observatório Nacional do Mercado de Trabalho (OBMT), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), apresentou um Painel de Monitoramento Analítico sobre a área. O mecanismo foi criado para apoiar gestões estaduais e municipais quanto a políticas públicas de geração de emprego e renda.

Esse painel foi concebido para integrar e organizar, em um ambiente único e de fácil utilização, dados que possam ajudar também conselheiros de políticas de emprego e entidades da sociedade civil ligadas ao mundo do trabalho, a formular suas respectivas estratégias de inclusão produtiva e combate ao desemprego. Nesta primeira versão, o painel traz informações mensalmente atualizadas, para todos os estados e para cada um dos 5.570 municípios brasileiros, sobre a movimentação do mercado de trabalho formal e sobre a evolução do rendimento auferido pelos seus trabalhadores.

Vale destacar ainda que as informações disponibilizadas nos dois eixos seguem a metodologia do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho (PDET) do MTE. Contudo, devido às informações nesta versão do painel serem resultado da integração de dados de três registros administrativos diferentes – Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged) e Sistema de Registro de Empresas de Trabalho Temporário (Sirett) – pode haver alguma diferença entre os resultados do painel e os dados divulgados exclusivamente com base em apenas um destes registros.

Com a iniciativa, espera-se ampliar o acesso a informações sobre mercado de trabalho e, assim, qualificar a gestão das políticas de emprego e a participação dos atores que exercem o controle social. O painel pode ser conferido acessando aqui. As informações são do MTE.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial