Páginas

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Maioria dos açudes do Sertão pernambucano está em situação de colapso

A maior parte dos açudes localizados no Sertão pernambucano está em situação de colapso. Segundo a APAC, dos 39 reservatórios localizados na região, 24 estão com volume morto ou já secaram. Em Parnamirim a situação é mais grave ainda, já que três das barragens estão com 00% de volume de água. A informação é do Blog de Alvinho.

No município de Iguaracy, a barragem do Rosário está com quase 00% da capacidade e já opera em volume morto há algum tempo. Os municípios de Tuparetama, São José do Egito, Tabira e Ingazeira, que também são abastecidos pela barragem do Rosário, estão passando por um rigoroso racionamento de água. A mesma situação é verificada na barragem do Chinelo, em Carnaíba.

Outra localidade onde a situação é preocupante é Ibimirim, que está com o Açude Poço da Cruz com cerca de 20% da capacidade. Dos 500 milhões de metros cúbicos de capacidade do reservatório restam apenas 20 milhões. No Sertão do Pajeú, a esperança dos moradores abastecidos pela barragem do Rosário é a conclusão da Adutora do Pajeú. A obra está atrasada e não existe previsão de término.

Nenhum comentário:

Postar um comentário