Marte possui água líquida e corrente na superfície, diz Nasa

marte2

Cientistas da Nasa anunciaram a descoberta de sinais concretos de água em estado líquido e corrente no planeta. O anúncio foi feito nesta segunda (28) com a presença de um corpo de cientistas. “A viagem a Marte ficou ainda mais fascinante”, disse o diretor de ciências planetárias, Jim Green.

Através de imagens da sonda MRO, que está em órbita de Marte, os cientistas encontraram leitos de 100 metros de comprimento, mais ou menos do tamanho de um campo de futebol. A hipótese é que a água corre por ali, nos dias de hoje, o que acaba formando as estrias.

A Nasa ainda aposta que a água é salgada já que foram encontrados sais hidratados nas marcas da cratera Hale.

Marte sempre intrigou a humanidade e inspirou diversas produções em livros e filmes. Nos últimos anos, a Nasa conseguiu avançar bastantes nos estudos sobre o Planeta Vermelho, sobretudo depois do lançamento da sonda MRO e dos veículos-robôs, que percorrem a superfície e coletam materiais para análise.


Esta nova descoberta foi liderada por Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Georgia, em Atlanta e foi publicada na revista científica Nature Geoscience. O maior mistério para os pesquisadores eram as linhas estreitas que aparecem na borda de algumas crateras. As faixas são sazonais e crescem conforme se aprofunda o verão marciano e diminuem com a chegada do inverno.


NE10

Comentários

Anterior Proxima Página inicial