Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Gonzaga Patriota pede aumento da vazão do Lago de Sobradinho

15217

Responsável pelo projeto de lei para a interligação do Rio Tocantins ao Rio São Francisco, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) continua sua luta para evitar o colapso do Lago de Sobradinho-BA, salvando assim o maior projeto de irrigação do Nordeste, que está localizado em Petrolina, o Senador Nilo Coelho. A informação é do Blog de Alvinho Patriota.

Em discurso nessa quarta-feira (28) na Câmara dos Deputados, Gonzaga apelou para seja liberada a vazão da Barragem de Três Marias, em Minas Gerais, para que o Lagoa de Sobradinho não fique sem água.

“Estamos aqui fazendo um apelo a Cemig – empresa mineira que administra a Barragem de Três Marias (MG), a Agência Nacional de Águas (ANA) e ao ministro da Integração para que liberem um pouco dessa água, até porque já está chovendo nas cabeceiras do rio São Francisco. Não dá pra gente continuar da maneira como está, principalmente, na região do Vale do São Francisco que tem mais de 100 mil trabalhadores e trabalhadoras que dependem diretamente dos projetos de irrigação”, pediu.

O deputado alertou que o Projeto Senador Nilo Coelho pode parar na primeira semana de dezembro, caso o Lago de Sobradinho, que está com 5,73% da capacidade, não receba chuvas suficientes para reverter esse cenário, ou a CEMIG não libere a vazão.

Em relação a instalação de flutuantes no lago, para captar água do ponto morto, Patriota lembrou que essa obra só ajudará a partir do ano que vem. “A instalação dos flutuantes no Lago de Sobradinho, orçada em R$ 35 milhões, já está em andamento, porém somente a partir do ano que vem é que poderão evitar questões como essa. O sistema, com capacidade para captar até 14 m³/s, só deverá entrar em operação em janeiro de 2016”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário