Governo de Pernambuco promete concurso público até o fim do ano


O governador Paulo Câmara (PSB) e a cúpula da segurança pública no Estado participaram, na manhã desta terça-feira (6), da solenidade que marcou o ingresso de 350 novos soldados da Polícia Militar no 6º Batalhão, responsável por atender Jaboatão dos Guararapes e Moreno. Na ocasião, os integrantes do governo estadual informaram que até o final do ano será criado o 25º Batalhão da Polícia Militar. O concurso para 1.500 policiais militares e para agentes (500 vagas), escrivães (50), delegados da Polícia Civil e peritos da Polícia Científica (316 vagas) também está garantido.

“No máximo, em uma semana, eu devo mandar a minuta do projeto de lei de criaçao do 25º Batalhão ao governador e assim que possível ele encaminha à Assembleia Legislativa. Aprovada a lei é questão de tempo, de terminar uma reforma no novo prédio que irá abrigar a sede do 25º Batalhão. Deve levar algo em torno de uns dois meses. Vamos dividir basicamente o 6º Batalhão, que vai atender a área mais voltada ao litoral. O 25º Batalhão, com sede em Jaboatão Velho, vai pegar Jaboatão Velho, a parte mais para o interior e Moreno”, detalhou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Paulo Câmara reconheceu que a situação da segurança pública não é das melhores e destacou que o ingresso dos novos policiais é resultado das primeiras reuniões do Pacto pela Vida realizadas em 2015. “Faz parte do planejamento que iniciamos em janeiro deste ano. Sabíamos da necessidade de fazer um deslocamento de efetivo. Os números estão muito preocupantes, a gente está tendo condição de reduzir, mas ainda precisamos fazer muito mais. A segurança não é uma tarefa que se descansa, tem que ser cuidada todo dia”, comentou.

Concurso - De acordo com o governador e com o secretário de Defesa Social o concurso para novos policiais militares, delegados e agentes da Polícia Civil será realizado este ano. “Já estamos em tratativas, fazendo cotação de preços com os institutos que podem realizar os concursos e vamos fazer uma análise. Creio que com dois meses a gente deve está com o edital nas ruas”, falou Alessandro Carvalho.

No discurso para os novos policiais, Paulo Câmara se comprometeu a promover concurso para Polícia Militar e colocar os aprovados já em treinamento em 2016. “Sabemos que o efetivo ainda está aquém do necessário e já anunciamos um novo concurso. Em 2016, devemos estar fazendo novos treinamentos e chamando mais gente. Vou fazer o concurso, a gente espera que se realizem as primeiras provas ou a divulgação dele em 2015 e tão logo a gente tenha condições de nomear (os novos policiais) vamos fazer. A segurança é uma área prioritária. Os municípios ainda precisam de mais efetivo”, enfatizou o governador.

(JC Online)

Comentários

Anterior Proxima Página inicial