Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Sertânia: Novembro Azul garante exame de ultrassonografia da próstata


Em Sertânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo diversas atividades para marcar o Novembro Azul, mês dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

Nesta quinta-feira (19), mais de 40 homens atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Cerâmica e 13 de Maio realizaram no Hospital Municipal Maria Alice Gomes Lafayette a ultrassonografia da próstata por via abdominal. Eles passaram por uma triagem e, em caso de necessidade, serão encaminhados para o serviço especializado.

“As atividades do Novembro Azul estão sendo realizadas em todas as unidades básicas de saúde. No dia 24 deste mês teremos aqui em Sertânia uma unidade móvel que vai reforçar a realização de exames de PSA e ultrassonografia da próstata por via abdominal”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Santana.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário