Páginas

domingo, 31 de janeiro de 2016

Após chuva e quedas de energia, quase 90 semáforos quebraram no Recife


Além de provocar defeito em alguns sinais, chuva alterou o funcionamento da rede semafórica / Foto: Julio Paschoal via Waze

JC Trânsito

Oitenta e nove semáforos nas vias do Recife apresentaram defeito por causa das quedas de energia provocadas pelas chuvas dessa sexta-feira (29) na capital pernambucana, de acordo com balanço divulgado pela prefeitura neste sábado (30). Essa foi uma das causas dos congestionamentos e do caos no trânsito durante a noite passada.

Dos sinais que tiveram falhas, até as 10h43 deste sábado 30 haviam sido consertados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Isso quer dizer que 59 ainda não funcionavam corretamente. Segundo relatos enviados por seguidores do Twitter @jctransito, alguns desses semáforos ficam nas Avenidas Rui Barbosa e Parnamirim, na Zona Norte, além da Caxangá, na Zona Oeste, por exemplo. A chuva também alterou a rede semafórica da cidade.

Recife tem 663 sinais, com média de 10 ocorrências diárias de falhas pontuais. Dos semáforos, 451 deles possuem  nobreaks, que permitem o funcionamento ao equipamento em caso de falta de energia por mais quatro a seis horas. Duzentos e setenta foram acionados, mas há bairros como a Madalena, na Zona Oeste, onde o fornecimento foi interrompido há mais de 15 horas. A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) afirmou que, até agora, o serviço foi retomado para 80% dos usuários.

O número de acidentes dobrou. De meio-dia da sexta-feira até as 10h do sábado a CTTU registrou 55 ocorrências no Recife, enquanto a média diária é de 27 casos. Dessas, nove tiveram vítimas, uma fatal. A morte foi do ciclista Ricardo Batista, de 45 anos, após ser atingido por uma árvore de grande porte que caiu na Avenida Rosa e Silva, no bairro dos Aflitos, na Zona Norte.

A queda de uma árvore nas proximidades da Praça do Derby, na área central do Recife, deixou os ocupantes de dois carros presos no interior dos veículos durante a tarde dessa sexta-feira.

A CTTU disponibilizou seis guinchos para casos de acidentes e defeitos nos veículos. O serviço pode ser acionado pela central de atendimento da Companhia, no0800.081.1078.

Nenhum comentário:

Postar um comentário