Páginas

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Hospital das Clínicas oferece nova cirurgia que pode evitar cegueira


O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco oferece mais um procedimento cirúrgico do Serviço de Oftalmologia. A unidade de saúde agora realiza a vitrectomia pars plana - um procedimento que faz a remoção do vítreo (fluído que preenche o interior do olho) possibilitando, assim, tratar diversas doenças oculares da retina e do vítreo, como deslocamento de retina, retinopatia diabética, entre outras.

O supervisor do Programa de Residência Médica em Oftalmologia do HC-UFPE, professor Rodrigo Lira, afirma que a chegada desse procedimento vai beneficiar muito os pacientes da rede. "A retinopatia diabética é a principal causa de cegueira irreversível da população econômica ativa. A partir de agora, poderemos tratar de forma mais eficaz a doença", pontuou. Duas cirurgias já foram realizadas e outras 50 estão programadas.

De acordo com Lira, o HC é uma das poucas instituições públicas no estado a oferecer o serviço. “É um ganho para assistência, ensino, pesquisa e extensão. Nossos médicos residentes terão a oportunidade de treinar em serviço e ajudar a população que mais precisa”, disse.

Rodrigo Lira adiantou que foi fechada uma parceria entre o Serviço de Oftalmologia e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE, que irá oferecer o Programa Fellowship. “O edital de seleção será publicado em breve. A ideia do programa é treinar os oftalmologistas interessados na técnica”, destacou. ( Diário de Pernambuco )

Laser

Outra novidade do Hospital das Clínicas para 2016, é que, em breve, o Serviço de Oftalmologia deve contar com um novo laser fotocoagulador, em substituição ao anterior que foi desativado, multiplicando a capacidade de assistência à crescente demanda de pacientes com doenças vitreorretinianas de Pernambuco. "A Superintendência do HC e a Reitoria da UFPE estão realizando um esforço conjunto para viabilizar a aquisição do equipamento", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário