Morador do Acre, homem de 131 anos pode ser o mais velho do mundo



Por: Correio Braziliense

Pai de três filhos e morador de uma comunidade no Acre, um ex-seringueiro causou espanto a servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que foram até a residência dele comprovar seus 131 anos e 10 meses de vida. João Coelho de Souza nasceu na cidade de Meruoca, no Ceará, em 10 de março de 1884 e pode ser o homem mais velho do mundo, embora não se tenha feito nenhuma reivindicação de título. Hoje, ele vive com a mulher, que é 69 anos mais nova que ele, em Estirão do Alcântara, a 30 minutos de barco do município de Sena Madureira.

A notícia repercutiu no Facebook depois que servidor público da Agência da Previdência Social (APS) da cidade, Kennedy Afonso, divulgou imagens do homem, falando sobre a surpresa que teve quando fazia o procedimento de renovação de procuração, que permite ao idoso continuar recebendo beneficio da Previdência Social. “No primeiro momento não acreditei, mas depois, meu colega mostrou fotos de quando a ação foi realizada para o seu reconhecimento, feito juntamente com o Poder Judiciário”, escreveu.

Ele afirma que foi até o local para conhecer um pouco mais da história do ex-seringueiro. Um dos filhos contou que João Coelho foi para o Acre quando tinha 11 anos de idade, para trabalhar na extração de borracha, profissão bastante comum no Acre. Ele vive com a mulher, de 62 anos, há mais de 40 anos. Familiares contaram que ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), já não se locomove sozinho e precisa de uma série de cuidados especiais.

No relato, o servidor pediu que órgãos se mobilizem e confirmem a veracidade das informações. “Faço um apelo ao governo do Estado e/ou ao prefeito de Sena Madureira, que determinem aos órgãos competentes para que façam um levantamento e, confirmando-se a veracidade dos fatos, que reivindiquem a inscrição no Livro dos Recordes, com certeza é o homem mais velho na face da terra. E mora na nossa terrinha”. Familiares afirmaram que muitos curiosos chegam a questionar a idade dele, mas os parentes dizem que os documentos já passaram por perícia para saber se eram falsificados e nada de anormal foi encontrado. 

Recorde no Japão

O registro de homem mais velho do mundo, segundo o Guinness World Records, é atualmente o de Yasutaro Koide, de 112 anos. Ele recebeu o reconhecimento no dia 21 de agosto de 2015, após a morte de Sakari Momoi, de Tóquio, aos 112, em julho do ano passado. Koide nasceu em 13 de março de 1902 e trabalhou como alfaiate. Hoje, ele vive na cidade japonesa de Nagoya.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial