Moradores registram tromba d'água em Olinda



Uma tromba d'água assustou os moradores de Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR), na manhã desta quinta-feira. O vendaval em forma de funil começou no alto mar por volta das 6h e chegou até a faixa de areia, onde se dispersou.

O analista de sistemas Leonardo Santos, que mora no bairro de Casa Caiada, viu tudo da sua janela. “Ouvimos um barulho estranho e começou a chover muito forte. Quando olhamos na janela estava lá a tromba d'água, indo em direção ao Bairro Novo”, relatou.


Nossos internautas registraram, por volta das 6 da manhã desta quinta-feira, uma tromba d'água na praia de Casa Caiada, em Olinda. O fenômeno é uma espécie de tornado que se forma sobre uma superfície líquida e geralmente indica uma chuvarada forte e restrita a uma determinada região.

A tromba d'água é um fenômeno climático que produz ventos que podem chegar até 80 quilômetros por hora. Normalmente ela acontece dentro do oceano, mas dependendo da direção do vento pode chegar até o continente.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) não é possível prever quando vai acontecer. A orientação para a população é sempre permanecer o mais distante possível da tromba d’água.
Em março de 2015, uma tromba d'água invadiu a faixa de areia da praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na RMR. Na época, banhistas fizeram diversos vídeos e o assunto foi um dos mais comentados do espaço e mais de 4,4 milhões de pessoas assistiram os vídeos publicados pelo Diario.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial