Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Aeródromo de Patos passará por modernização e ampliação para se transformar em aeroporto regional



O governo está avançando no conjunto de ações necessárias para a reforma, ampliação e modernização do novo aeroporto regional de Patos, município a pouco mais de 300 quilômetros da capital da Paraíba, João Pessoa. O objetivo é transformar o aeródromo do município em um aeroporto regional com operação adequada à aviação comercial, inclusive para voos noturnos, dentro do Programa de Aviação Regional.

O projeto foi discutido nesta quinta-feira (18), em Brasília, em reunião entre o secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação (SAC), Leonardo Cruz,  e autoridades da Paraíba. Estiveram presentes a prefeita de Patos, Francisca Gomes Araujo Motta, e os diretores de Operações e de Planejamento do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado da Paraíba (DER/PB), Hélio Cunha e José Arnaldo Souza Lima.

Para viabilizar o projeto, é necessário realizar a desapropriação de uma área no entorno do sítio aeroportuário, necessária para criar afastamento padrão entre a pista de pouso e decolagem e as novas estruturas de terminal de passageiros, seção contra incêndio, pátio de aeronaves e estacionamento de veículos. A prefeita Francisca Motta confirmou o compromisso do município em incorporar a área ao aeroporto e afirmou que o novo projeto vai melhorar a conectividade da cidade.

O projeto do novo aeroporto regional de Patos prevê habilitação da unidade para operação de aeronaves comerciais de médio porte. O atual terminal de passageiros será demolido e construído novamente; a nova estruturá terá 682 metros quadrados. A pista de pouso e decolagem será recuperada e vai ganhar áreas de segurança. O projeto prevê também a criação de um novo pátio de aeronaves, com três posições para estacionamento. A seção contra incêndio será edificada. A SAC prevê, ainda, a entrega de um carro contraincêndio ao aeroporto.

Na próxima etapa, após a desapropriação e ajustes da proposta, o aeroporto de Patos entra em processo de licenciamento ambiental e de construção do anteprojeto, que prepara a documentação de engenharia e a licitação da obra. (SantoAleixoOnline)

Nenhum comentário:

Postar um comentário