Páginas

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Escolas públicas de Petrolina podem se inscrever na 12ª OBMEP


Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) está na sua 11ª edição (Foto: Fábio Reis/TV Fronteira)

Estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP 2016). O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Podem participar escolas públicas, municipais, estaduais e federais de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As inscrições podem ser realizadas no site da Olimpíada, entre os dias 22 de fevereiro e 1º de abril.

A Olimpíada é realizada com o intuito de revelar e estimular talentos, incentivando o estudo da Matemática. Na edição de 2015 participaram 47.580 escolas e 17.972.333 alunos na 1ª fase. A OBMEP é realizada em duas etapas. A primeira é formada por 20 questões de múltipla escolha e são realizadas nas próprias escolas inscritas. A correção das provas, Ensino Médio e Fundamental, é feita pela instituição de ensino, com base nos gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP, devendo selecionar os alunos com a melhor pontuação.

Os alunos classificados para a 2ª fase serão avaliados em uma segunda prova, composta por seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e os raciocínios nas respostas. Nesta fase, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da OBMEP e corrigidas por professores indicados pelo IMPA.

A prova da primeira fase da OBMEP ocorre no dia 7 de junho e a segunda fase no dia 10 de setembro. Os resultados serão divulgados no dia 30 de novembro.

Na 12ª edição da Olimpíada serão premiados 6.500 alunos, sendo 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Também serão concedidas cerca de 46.200 menções honrosas. Os medalhistas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-OBMEP), que acontece em 2017. O aluno com participação regular no PIC terá direito a uma bolsa de iniciação científica júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico.

Os professores, escolas e secretarias de educação dos municípios que se destacarem pelo desempenho dos alunos, também serão premiados. Os critérios utilizados nas premiações podem ser consultados na página da OBMPE.(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário