Páginas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Exército ajuda no combate ao mosquito Aedes aegypti em Salgueiro


Exército ajuda no combate ao mosquito Aedes aegypti em Salgueiro (Foto: Reprodução / TV Grande Rio)

O município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, ganhou, esta semana, um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde a última segunda-feira (15), os soldados do Exército Brasileiro estão trabalhando em conjunto com os agentes de endemias.

O secretário de saúde de Salgueiro, Emanuel Leite, relata que para a ação foram priorizados os bairros com maior índice de infestação. "O Exército está aqui junto com o município para reforçar as ações de controle do Aedes aegypti. A gente definiu no município as localidades onde a gente tem mais dificuldades de trabalhar essa questão, que foram os bairros da Cohab, Divino, Santa Margarida e Nossa Senhora de Fátima”, explica.

Os militares foram capacitados para agir em conjunto com os agentes de endemias nas visitas às casas. A medida foi aprovada pela população. “É importante para combater o mosquito da dengue e diminuir as doenças”, disse a doméstica Maria Aparecida dos Santos.

Além de identificar os focos do mosquito e do trabalho com o uso de larvicida, orientações sobre medidas preventivas são reforçadas. “Estamos aqui presente, o município, estado e União, formamos essa força tarefa, para controlar, na verdade, a presença do Aedes Aegypti. O que falta é a comunidade e a população se engajar nesse grupo”, ressalta o coordenador de endemias, Joenildo José Filho.

O vigilante Edivânio Gomes mora com a esposa e mais três filhos. Segundo ele, todas as recomendações são seguidas em casa. “Toda vida é assim, a gente seca essa caixa, e sempre é lavada e repomos outra água que será utilizada em lavagem de roupa. Depois, a gente tira, lava e deixa ela coberta”, explicou. (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário