Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2016

Cesac completa dois anos de atuação socioambiental em Arcoverde



Um equipamento público onde são promovidas a integração social, a formação cidadã e a capacitação profissional. É assim que os moradores de Arcoverde, no Sertão do estado, reconhecem o Centro de Educação Socioambiental – Cesac, administrado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Com apenas dois anos de existência, a unidade e suas atividades voltadas para a consciência socioambiental já se incorporaram à rotina da comunidade, firmando-se como um dos projetos inovadores da Compesa. Nesta quinta-feira (31), dia do seu aniversário, o Cesac terá uma programação especial para celebrar o êxito desse trabalho junto à comunidade. O evento será a partir das 10h, na sede do Cesac, e contará com a presença do diretor de Articulação e Meio Ambiente, Aldo Santos, do diretor Regional do Interior, Marconi de Azevedo, e da assessora de Relações Públicas e Articulação Social, Fabíola Coelho.

A programação de aniversário contará com apresentação musical de artistas locais, exposição de fotos das atividades desenvolvidas pelo Cesac desde sua abertura até hoje e depoimentos de moradores que participam dos projetos. Também será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Compesa e a Prefeitura de Arcoverde, para implantação do Projeto Florestar - Viveiros Educadores, com o objetivo de capacitar alunos da rede municipal como viveiristas para arborização de praças do município. Haverá, ainda, a entrega do prêmio surpresa ao aluno que escreveu a melhor frase sobre o centro durante as ações do Mês da Água realizadas com as escolas do município. “Será um momento para comemorarmos os mais de dois mil atendimentos que o Cesac realizou nestes dois anos de existência. Este centro mudou a realidade socioambiental de Arcoverde, que agora enxerga alternativas sustentáveis seja para o lar, a escola ou o trabalho”, declarou o diretor Aldo Santos.

A Sala Verde, como também é conhecido o Cesac, surgiu da transformação da antiga sede da gerência administrativa da Compesa em Arcoverde num espaço totalmente sustentável e voltado para o desenvolvimento de ações que têm como eixos o meio ambiente e a preservação dos recursos hídricos. Nestes dois anos, vem sensibilizando os moradores da cidade e dos municípios vizinhos quanto às questões ambientais, colaborando para a formação de uma sociedade mais consciente. A área interna de 163 m² abriga recepção, sala multimídia, biblioteca temática, auditório para realização de palestras e reuniões e sala para realização de oficinas, além da área externa, que serve aos trabalhos recreativos e de lazer.

O público-alvo do Cesac é formado por alunos e professores de escola públicas e particulares, moradores do município e circunvizinhos, comunitários associados dos bairros, professores e alunos de faculdade, agentes comunitários de saúde e instituições públicas, privadas e não-governamentais. As principais atividades desenvolvidas são visitas dos alunos à Sala Verde, palestras socioeducativas sobre preservação do meio ambiente e o consumo correto da água, articulação para divulgação do espaço e oficinas com a utilização de materiais recicláveis visando a formação profissional e a geração de renda. Também são feitos cursos de educação ambiental e orientações sobre o aspecto social das obras de saneamento feitas pela Compesa no município.

O Cesac está aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. A sede fica na Rua Augusto Cavalcanti, 513, Centro, Arcoverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário