Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2016

Tremor de 3.3 de magnitude é registrado no Agreste de Pernambuco


Tremor de magnitude de mais de 2.3 foi registrado entre São Caetano e Caruaru (Foto: Divulgação/ LabSis/UFRN)

G1

Um tremor de magnitude 3.3 foi registrado na madrugada desta quarta-feira (2) em São Caetano, no Agreste de Pernambuco. De acordo com o sismólogo Eduardo Menezes, do Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o fenômeno durou de dois a três segundos e ocorreu às 2h19.

Ainda assim, moradores da região sentiram o abalo sísmico e comentaram o fato nas redes sociais. De meia-noite até as 6h40 desta manhã, 70 tremores foram registrados, segundo o sismólogo.

"Eu visitei na madrugada logo após o tremor alguns bairros e vi muita gente acordada. Conversei com vários moradores para tranquilizar. Alguns não dormiram mais", relatou ao G1 Eduardo Menezes, que está em São Caetano.

Equipamentos
Estações sismográficas estão sendo instaladas em São Caetano. Uma equipe do LabSis está no município desde a segunda-feira (29). De acordo com o sismólogo Eduardo Menezes, quatro estações foram implantadas e, até a sexta-feira (4) ou até o sábado (5), mais três serão instaladas.

"Decidimos instalar estas estações para termos uma precisão maior dos tremores que ocorrem na região. Os sismógrafos foram colocados em torno da área do epicentro do tremor de 3.8 que foi registrado neste mês entre São Caetano e Caruaru", informou ao G1 o sismólogo.

Eduardo Menezes ainda explicou que com estas estações, os fenômenos que ocorrerem no local poderão ser monitorados à distância pelo LabSis.

Causa dos tremores

O sismólogo Eduardo Menezes esclareceu ao G1 que estes fenômenos fazem parte do mecanismo do planeta. "Em determinados locais da Terra, os esforços ou forças que atuam no interior do planeta provocam movimentos nas rochas fazendo elas se moverem. É assim que se geram os tremores. Em alguns lugares [os abalos] são fortes e em outros, fracos. Às vezes os fenômenos nem chegam a ser observados", explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário