Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2016

Chuvas tiram as cidades de Brejinho e Itapetim no Sertão do colapso de abastecimento


Barragem Mãe D

As cidades de Brejinho e Itapetim e o distrito de Borborema, em Tabira, no Sertão de Pernambuco, estão voltando a receber água pela rede de distribuição da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Segundo a companhia, os mananciais, responsáveis pelo abastecimento dessas cidades, saíram do colapso após as chuvas ocorridas na última semana de março.

São José do Egito também foi beneficiado pelas chuvas e terá seu abastecimento ampliado até maio. A Compesa estima que o volume de água acumulado nesses mananciais deverá suprir a demanda de abastecimento nessas cidades por até três anos, caso não volte a chover nesse período.

No município de Brejinho, a água voltou às torneiras após um ano de abastecimento apenas por carros-pipa. As duas barragens que atendem o município, Serraria e Mãe D’Água, conseguiram juntar, respectivamente, 17,6% e 100% dos volumes. “Estamos ajustando a rede de distribuição, consertando alguns vazamentos que aparecem depois de tanto tempo sem passar nada pelas tubulações. Quando terminarmos essa etapa de ajustes, a expectativa é que a cidade fique com água todos os dias”, anunciou o gerente regional do Alto Pajeú, Sérgio Bruno Cavalcanti.

A situação é parecida em Itapetim, onde o abastecimento vai retornar após quase três anos de colapso total. O manancial de Boa Vista está com 51% de sua capacidade total de 1.632 milhões de m³ e a barragem de Caramucuqui encheu completamente. Lá, a Compesa está fazendo a manutenção da rede de distribuição de água para iniciar o atendimento em até 15 dias.

Outro local que está dispensando os carros-pipa é o distrito de Borborema, em Tabira. A barragem de Travessão, que entrou em colapso em fevereiro, conseguiu reter 30% de seu volume de água. Segundo a Compesa, o abastecimento deverá voltar ao distrito até o próximo fim de semana, seguindo o esquema de três dias com água para cinco sem água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário