Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Osso de dinossauro encontrado em Sousa é um dos mais importantes e antigos do Brasil; Veja


Folha do Sertão

Ficou confirmado nesta quinta-feira (28) por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que um osso encontrado em 2014 na região de Sousa, no Sertão paraibano, é um fóssil pertencente a um dinossauro Titanossauro, um animal quadrúpede, de pescoço longo, cabeça pequena e de grande tamanho e peso. 

De acordo com informações, o animal viveu há cerca de 130 milhões de anos e o achado é um dos mais antigos e importantes registrados no país, e foi encontrado por um morador deste município. Em seguida foi constatado pelos pesquisadores de Pernambuco.

O fóssil foi levado para análises em um laboratório da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e devolvido para Sousa nesta quarta-feira (27), e está em guarda do Complexo Turístico Vale dos Dinossauros, mas não será posto em exibição ao público. 

A geóloga, paleontóloga e professora da UFPE, Alcina França disse: “Esse foi o primeiro fóssil corporal descrito em Sousa. É a primeira ocorrência de um titanossauro no Nordeste e um dos fósseis mais antigos do Brasil. Sousa é uma região importante e merece muitos estudos e pesquisas científicas para encontro e identificação desses répteis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário