Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Sertânia realiza ação de prevenção ao diabetes e atendimento oftalmológico à crianças em idade escolar



No mês em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, a Secretaria de Saúde de Sertânia, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – IDESNE e Consórcio de Prefeitos do Pajeú e Moxotó  – Cimpajeú, realizaram na última segunda-feira (18), uma manhã de atividades voltadas à saúde da população sertaniense.

Com enfoque no combate ao Diabetes e participação de alunos do curso de técnico em enfermagem da Escola Técnica Arlindo Ferreira dos Santos, a ação aconteceu na Praça de Eventos Olavo Siqueira, onde foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos, atividades físicas, orientação nutricional e café da manhã saudável.

“Nosso objetivo é conscientizar a população acerca do diabetes mellitus, como prevenir, como se cuidar e como controlar a doença no dia a dia”, explica Kaline Pinheiro, enfermeira da Academia da Saúde, em Sertânia.

Também foram realizados 50 exames oftalmológicos em crianças com idade escolar entre cinco e doze anos, sendo disponibilizados 50 óculos pelo IDESNE e pelo Cimpajeú. Os exames aconteceram no prédio da Secretaria de Saúde, ao lado da Praça Olavo Siqueira.

A dona de casa Iranilda Vital Marinho falou da importância do exame para o filho João Anderson Marinho, de seis anos. “Estou muito satisfeita, pois meu filho precisava dessa consulta e dos óculos, agora não vamos precisar sair daqui pra conseguir o atendimento”, comemorou.

Viviam Cavalcanti, coordenadora de ações do IDESNE na região, falou das ações realizadas em Sertânia e nos outros municípios integrantes do Cimpajeú. “Estamos promovendo ações específicas mensalmente em Sertânia e nos outros municípios do Consórcio, ações fundamentais de promoção da saúde, como combate ao diabetes, às doenças cardiovasculares, Outubro Rosa, saúde do homem, ultrassonografia para gestantes e atendimento oftalmológico”, disse ela.

O que é Diabetes – Doença crônica e progressiva causada pela falta ou má absorção de insulina pelo organismo. São fatores de risco: má alimentação, excesso de peso, histórico familiar e sedentarismo.

Sinais e sintomas: Perda de peso, impotência sexual, pressão alta, má cicatrização, fome intensa, formigamento nos pés, falta de energia, urina frequente, sede excessiva e alterações na visão.

Formas de prevenção: Praticar exercício, alimentar-se bem, manter o peso ideal e caminhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário