Páginas

sábado, 4 de junho de 2016

Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco é celebrado com campanha


Soltura de alevinos no Dia Nacional de Defesa do Rio São Francisco (Foto: Reprodução/TV Grande Rio)

Nesta sexta-feira (3) é comemorado o Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco. A data foi escolhida também para o início de uma campanha que pretende preservar o Velho Chico. Por isso, cerca de dez barcas levaram ativistas, pescadores e educadores da região em um passeio pelo rio.

Segundo com o membro do comitê da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, Israel Cardoso, a ideia é chamar a atenção de toda a sociedade para os problemas que o rio tem enfrentado. “Um dos problemas mais graves que nós enfrentamos é a poluição do rio. Essas duas cidades, Juazeiro-BA e Petrolina-PE, jogam todos os seus dejetos no Rio São Francisco”, argumenta.

Ao longo do percurso, os ativistas soltaram alevinos de várias espécies para aumentar a quantidade de peixes na bacia. O pescador Domingos Márcio Matos disse que há vinte cinco anos sustentava a família com o que tirava do rio, mas agora sofre com a poluição das águas. “Hoje não dá para o pescador sustentar família devido a muitos ataques que o rio sofreu. O rio está degradado e a vida está muito difícil para o pescador hoje”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário