Páginas

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Afogados da Ingazeira: Parceria garante exames oftalmológicos para alunos da rede municipal



Dor de cabeça constante e um desinteresse pelos estudos, aliados a um baixo rendimento escolar pode significar problemas de visão. Os professores da rede municipal de Afogados são orientados a identificarem esses problemas.

Durante todo o dia de ontem (13), diversos alunos da rede municipal puderam fazer exames oftalmológicos. O atendimento ocorreu no auditório da Faculdade de Formação de Professores. Os alunos identificados com problemas de visão eram direcionados ao ambulatório móvel do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (IDESNE), para a confecção dos óculos.

Ao todo, cinquenta alunos foram atendidos, selecionados pela Secretaria de Educação, na faixa etária de 05 a 12 anos, e oriundos das diversas escolas do município, incluindo aí as da zona rural.

A dona de casa Ana Patrícia de Souza, moradora do Bairro São Francisco, é mãe de Jean Carlos de Souza, que estuda na Escola Ana Melo. Com sete anos de idade, o menino vinha tendo problemas de aprendizado. “Há certo tempo venho batalhando para fazer o exame oftalmológico do meu filho, e agora vi a oportunidade de identificar qual o real problema dele, já que não tenho condições para fazer um exame particular”.

Segundo a Secretária de Educação, Veratânia Morais, problemas de visão são identificados primeiro pelos professores, que passam quatro horas diárias com as crianças em sala de aula. Muitas vezes os pais trabalham o dia inteiro e não conseguem identificar esse tipo de problema. Uma ação que verdadeiramente trará mais qualidade de vida e aprendizado às crianças atendidas.

A ação é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, o Cimpajeú e o IDESNE. No município, a coordenação ficou sob a responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário