Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2017

Carnaíba receberá recursos federais para recuperar áreas degradadas



Carnaíba, no Sertão do Pajeú, está entre os municípios contemplados com investimentos do Ministério de Meio Ambiente (MMA) para a recuperação de áreas degradadas. Os recursos, do Fundo Clima, serão aplicados em melhoramento do solo, segurança energética, oferta de água, saneamento básico e restauração de espaços deteriorados pela seca.

Orçada em R$ 2,7 milhões, a iniciativa contempla Pernambuco, Bahia, Piauí, Sergipe e Maranhão. Os locais escolhidos, todos no bioma Caatinga, serão atendidos com a implantação de Unidades de Recuperação de Áreas Degradadas e Redução da Vulnerabilidade Climática (Urads), com investimento de R$ 560 mil por unidade.

Segundo o MMA, os projetos serão desenvolvidos especificamente para cada município, visto que as realidades socioambientais são distintas. A inclusão de Carnaíba, cuja execução dos projetos se dará por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), veio após articulação entre a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável do MMA e a Gerência do Programa Semiárido Caatinga e Combate à Desertificação da Secretaria.

É o primeiro desdobramento das ações do programa coordenado pela Semas em 12 municípios do Estado selecionados pela proximidade das zonas de amortecimento de Unidades de Conservação da Caatinga. A também chamada Zona Tampão é uma área estabelecida ao redor de uma unidade de conservação visando filtrar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como poluição, espécies invasoras e avanço da ocupação humana.

Estão previstos cinco eixos de ação: segurança hídrica (construção de 12 poços e dois sistemas simplificados de abastecimento de água); segurança alimentar (criação de 12 unidades produtivas); segurança energética (construção de 338 fogões ecológicos); saneamento básico (construção de 298 banheiros com fossa e sumidouro); e capacitações para agricultores, professores e gestores públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário