Páginas

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Estudantes franceses realizam intercâmbio no campus Serra Talhada do IF Sertão-PE



Blog do Didi Galvão

Durante os dias 03 e 04, o campus Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), recebeu a visita de um grupo de estudantes franceses, a fim de conhecerem um pouco sobre a história e práticas agropecuárias da região.  As atividades de intercâmbio se deram por meio da parceria entre a professora de História do campus, Valéria Costa, com os professores da escola agrotécnica francesa, MRF Plabennc-pludaniel.

Da França vieram 11 estudantes e quatro professores a fim de conhecerem o campus Serra Talhada e região

Na ocasião, os estudantes franceses, que tem idade entre 17 e 20 anos, tiveram um maior contato com os alunos do 2º ano do Ensino Médio Integrado do campus, e foram auxiliados pelo professor de língua estrangeira, Ricardo Martins. No primeiro dia, os jovens realizaram uma visita técnica até a cidade de Triunfo, onde puderam conhecer os aspectos arquitetônicos e culturais da cidade com a visita à “Casa das almas” e ainda o engenho de cana-de-açúcar. Durante a visita ao engenho, os estudantes puderam comparar o processo realizado em nossa região, com o que é feito na França e retiraram suas dúvidas acerca da fabricação da cachaça e rapadura.

Durante a visita ao engenho o grupo pôde conhecer o processo de fabricação da cachaça

No segundo dia pela manhã, o encontro aconteceu no auditório do campus, onde houve uma breve explicação sobre a cultura e geografia brasileira e pernambucana. O Instituto também foi apresentado aos estudantes assim como seus funcionários e cursos. Para a professora Valéria Costa, o mais positivo em receber estudantes de outra nacionalidade é, sobretudo, pela troca de conhecimentos entre diferentes culturas. “O principal ganho aos nossos alunos é que eles tenham a experiência com estudantes de outra Instituição que assim como a nossa, preza pelo ensino, pesquisa, extensão, porém é diferente do ponto de vista cultural. Então essa troca de experiência é enriquecedora profissionalmente, culturalmente e também para construção de cidadania”, destacou a professora.

No auditório do campus houve a apresentação do IF Sertão-PE e de como é desenvolvido o ensino na MRF Plabennc-pludaniel

À tarde, o grupo visitou o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) de Serra Talhada. Lá, eles puderam conhecer as atividades feitas no Instituto com a agricultura familiar, criação de gado e pesquisas em geral. “O melhor em ter vindo para o Brasil, foi a relação com as pessoas daqui, a amizade feita. E hoje aqui no IPA, o que mais gostei foi ver o trabalho que é feito aqui com as vacas leiteiras, que é minha área estudo em meu país”, salientou o estudante francês, Gurwan Hannequin.

A visita ao IPA serviu para os estudantes analisarem o trabalho agropecuário desenvolvido em Serra Talhada

Segundo o professor Xavier Guiavarch, que viajou com o grupo de estudantes até Serra Talhada, três pontos foram primordiais para a escolha da região para a realização deste intercâmbio. “O primeiro foi porque tínhamos o intermediário, professor Juan Federer, que já conhecia o Instituto e articulou nossa vinda até aqui, o segundo ponto é por conta da semelhança entre agricultura de Pernambuco com a que temos no sul da França, onde nossa escola está localizada e a terceira foi a prontidão que o IF Sertão-PE atendeu à nossa proposta de intercâmbio”. Agora, o grupo segue para o campus Floresta do Instituto, onde conhecerão como é desenvolvido o curso técnico em agropecuária. Os estudantes ainda visitarão as cidades de Arcoverde, Pesqueira, Ibimirim e terminarão com atividades culturais em Recife.

A experiência do intercâmbio foi positiva para ambos grupos de estudantes e professores

A ideia é que em 2018 o inverso aconteça, estudantes do campus Serra Talhada visitem a escola agrotécnica MRF Plabennc-pludaniel. Empolgado com o momento o estudante do campus, Elian Bezerra, conta como foi a experiência de conviver com estudantes de outra nacionalidade “Foi bacana conhecer um pouco da cultura deles. Era complicado por conta da língua, mas a oportunidade de saber como outros jovens estudam e vê-los interessados por nossa cultura foi muito bom”, salientou.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano / Campus Serra Talhada – Centro de Referência de Sertânia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário