Páginas

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado lança o Escritório da Bicicleta


IMG_2174

A primeira reunião da instância de gestão participativa do PDC contou com a presença de representantes dos 14 municípios da RMR e de outras 30 entidades envolvidas com a questão da ciclomobilidade

Recife, 26 de abril de 2017 – Nesta quarta-feira (26), a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através do programa Pedala PE, anunciou mais uma iniciativa com foco na ciclomobilidade. Foi apresentado, no Centro de Convenções de Pernambuco, o Escritório da Bicicleta, uma instância de gestão participativa do Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC). Para o lançamento, estiveram presentes representantes dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife e outros de cerca de 30 entidades.

Na primeira reunião do Escritório da Bicicleta representantes técnicos das instituições presentes tiveram a oportunidade de conhecer e se aprofundar, através da Gerência de Ciclomobilidade da Secretaria de Turismo, nas ações do PDC realizadas pelo Programa PedalaPE e pelas próprias instituições. Em seguida, foram apresentadas as demandas e a agenda para a próxima reunião, que deverá acontecer em junho.

As funções do Escritório da Bicicleta compreendem coordenações nos âmbitos interno e externo. A coordenação interna está relacionada ao planejamento técnico, à articulação institucional e à execução das ações entre as diferentes Secretarias e órgãos do Governo do Estado de Pernambuco, bem como das 14 prefeituras que integram a Região Metropolitana do Recife, com destaque à implantação da infraestrutura cicloviária prevista no PDC. A coordenação externa está relacionada à participação pública, envolvendo diálogo com ciclistas, setores relacionados com a bicicleta e população em geral, além da publicação de informações e desenvolvimento de campanhas.

“Abrir o diálogo com os órgãos públicos e as entidades envolvidas com a ciclomobilidade é fundamental dentro das perspectivas do Governo de Pernambuco de priorizar o modal de transporte sustentável no cenário da mobilidade urbana. Vamos desenhar as linhas de execução do PDC, de forma conjunta, planejando, debatendo e propondo soluções”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras.

PDC -Lançado em fevereiro de 2014, o Plano Diretor Cicloviário da Região Metropolitana do Recife (PDC) é um documento que contém as diretrizes para implantação da infraestrutura e demais ações necessárias à promoção e ao incentivo do uso da bicicleta de maneira segura pelos ciclistas. O PDC foi construído a partir de diversos estudos e significativa participação de várias instituições da gestão estadual e das gestões municipais da RMR, além da sociedade civil e do setor produtivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário