Páginas

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Prefeito Anchieta Patriota inaugurou Núcleo de Reabilitação Infantil em Carnaíba



O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), inaugurou na manhã desta sexta-feira (19/05/17) o Núcleo de Reabilitação Infantil, que recebeu o nome da enfermeira Josepha Bárbara Imaculada Oliveira Barbosa (In Memorian).


 A solenidade aconteceu no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, onde está localizado o Núcleo. A unidade oferece os serviços de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Assistência Social e Fonoaudiologia para crianças especiais, entre elas, com microcefalia.

O prefeito Anchieta Patriota falou da satisfação em implantar o Núcleo para atender as crianças:


Dizer da satisfação em colocar este espaço para atender as crianças portadoras da microcefalia, mais outros tantos que existem em nosso país, em nossa cidade e que precisam de um espaço adequado e respeito dos servidores públicos, com suas necessidades especiais. A iniciativa que a gente sempre viu o sofrimento dessas pessoas, e principalmente os que mais precisam da atenção do governo, são essas pessoas que tem pouco apoio em tudo na vida, onde a roda do governo que sempre rodava para os mais poderosos e mais ricos, começa a rodar como foi nos meus oito anos de governo em defesa dos mais necessitados, e dos que mais precisam. A gente se sensibiliza com isso, nos sensibilizamos em 2005 aqui em Carnaíba, oito, nove pessoas portadoras de doenças renais, se deslocavam para a cidade de Garanhuns, e o carro cabia somente 4 pessoas mais o motorista, um sofrimento que só quem tem sensibilidade humana que percebe isso, assumimos o governo, colocamos 3 carros maiores, e depois através do governo do estado conseguimos reduzir essa viagem para Arcoverde, e ainda hoje permanece, mais temos uma luta constante pra viabilizar para Serra Talhada”, concluiu Anchieta Patriota.

No evento foi ouvida uma carta de agradecimento da família de Bárbara, lida por Cynthia Fabiane, que ao fazer o uso da palavra agradeceu o gestor Anchieta em nome de todos os profissionais da saúde:


Agradecemos ao prefeito Anchieta Patriota, em querer favorecer um grupo especial que até o momento necessitava se deslocar pra municípios vizinhos pra fazer essa reabilitação, e hoje a gente vai contar com isso dentro do próprio município, então não podemos deixar de externar nossa grande alegria, por que essas crianças sabem a nossa luta, os entraves, os impasses, que a gente enfrentou até hoje pra que eles conseguissem essa reabilitação. Então mais uma vez muito obrigado, e todos os profissionais aqui presentes sentem essa mesma emoção neste momento”, concluiu Cynthia.

A Secretária de Saúde Selma de Fátima, disse como surgiu a idéia da implantação do Núcleo:


Na minha sala as mães das crianças com microcefalia, elas vinham pedir pra reservar passagens para Arcoverde, e reclamando sempre, ai eu falei com Dr. Anchieta, ai ele respondeu o que a gente pode fazer, eu disse temos uma sala disponível na secretaria de saúde, então em parceria com a secretaria de obras, diretoria de transporte conseguimos desocupar a sala e organizá-la, e nesse período deu tempo a gente arrumar todinho como as pessoas merecem, ai pra não atender só as crianças com microcefalia, então vimos que no município tinha crianças também especiais, e a nossa equipe do Nasf é muito boa.”, disse Selma.

Diversas autoridades estiveram presentes na solenidade, a exemplo da mãe de Bárbara, Marlene Luzia que deu um discurso muito emocionada, e falou das dificuldades quando esteve no hospital cuidando de sua filha:


Parabenizo todas as famílias que estão recebendo este Núcleo,por que é muito difícil o dia a dia num hospital, eu passei 4 anos e 3 meses, já passei de 9 meses numa cadeira de plástico, por que não tinha coragem de deixá-la com ninguém, é muito difícil e muito doloroso. Muitas vezes vinha um sorriso nos lábios, muitas vezes as lágrimas corriam e olhava pra mim e falava me perdoa pelo o que eu fiz. Eu não pensei que ia dar errado, sei que vou embora tão cedo, cuida da minha filha, como tu cuidou desde o nascimento, eu só te peço mãe, não sofre muito, espera em Deus o que ele pode fazer”, disse Marlene lembrando de quando esteve ao lado da filha Bárbara no hospital. Se referindo ao Núcleo, Marlene disse que deseja a todas as mães que o mesmo traga muita prosperidade e felicidade no dia a dia.


A inauguração contou com a participação de Júnior de Mocinha vice prefeito, também destacamos o secretário de governo Antônio Venâncio e o vereador Irmão Adilson que compareceram. Integrantes do governo das diversas secretarias, assim como também dos vereadores carnaibanos e a população em geral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário