Prefeitura e Codevasf lançam 20 mil peixes no Rio São Francisco



peixamento

Uma nova fase do projeto Orla Nossa será iniciada nesta segunda-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente. A Prefeitura de Petrolina e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irão lançar 20 mil alevinos no Rio São Francisco. O ato será acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho a partir das 9h.

O chamado “peixamento” do rio é um novo momento do projeto Orla Nossa para revitalização do Velho Chico. Serão 20 mil alevinos da espécie nativa piau despejados ao longo do leito do rio para fortalecer o ecossistema do São Francisco.

Desde março, a Prefeitura de Petrolina e parceiros tem realizado atividades para recuperar o rio. Já foram removidas mais de 1 mil toneladas de baronesas, além do fechamento de despejo de esgoto irregular.

Apesar do pouco tempo de atividades, o projeto já permitiu uma melhora significativa da qualidade da água do Velho Chico. Em testes recentes feitos por técnicos da Prefeitura e Codevasf, foi identificado um aumento superior a 500% no oxigênio nas águas do rio, passando de um nível crítico 1,3 mg/L (março) para 8,1 mg/L (maio). Essa elevação da taxa de oxigenação é acima do aceitável pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que recomenda pelo menos 6,0 mg/L.

O projeto Orla Nossa é encabeçado pela Prefeitura de Petrolina e envolve ainda o IF Sertão, Exército Brasileiro e Codevasf.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial