Páginas

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Seca: governo decreta situação de emergência em 62 municípios de Pernambuco


A situação de emergência em razão da estiagem passa a valer, a partir desta sexta-feira, por um prazo de 180 dias / Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

JC Online

Entre abril e julho deste ano, a lista de municípios de Pernambuco em situação de emergência cresceu. Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (28), o Governo do Estado reconhece a "situação anormal" em 62 municípios do Agreste pernambuco. No mês de abril, no Sertão, já eram contabilizados 56 municípios enfrentando dificuldades por conta da condição climática.

A situação de emergência em razão da estiagem passa a valer, a partir desta sexta-feira, por um prazo de 180 dias (cerca de 6 meses). De acordo com o Governo de Pernambuco, a condição é fruto da "redução das precipitações pluviométricas que assolam os municípios do Estado para níveis sensivelmente inferiores aos da normal climatológica e a queda das reservas hídricas de superfície provocada pela má distribuição pluviométrica na região".

Lista:

No Agreste, os municípios afetados são: Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Belo Jardim, Bezerros,Bom Conselho, Bom Jardim, Bonito, Brejão, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cachoeirinha, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Correntes, Cumaru, Cupira, Feira Nova, Frei Miguelinho, Gravatá, Iati, Ibirajuba, Itaíba, Jataúba, João Alfredo, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Limoeiro, Machados, Orobó, Panelas, Paranatama, Passira, Pedra, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Saloá, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Vicente Férrer, Surubim, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Toritama, Tupanatinga, Vertente do Lério, Vertentes e Venturosa.

Com a decretação de emergência, é decretado em razão de desastre, que embora não excedendo a capacidade inicial de resposta do município ou do estado atingido, requer auxílio complementar do estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação.


Em Abril deste ano, 56 municípios do Sertão foram classificados em situação de emergência por conta da seca em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário