Páginas

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Grande caminhada vai ser realizada em Petrolina pela interligação dos rios Tocantins e São Francisco




Com objetivo de reivindicar a revitalização do Velho Chico e interligação das bacias dos rios Tocantins e São Francisco, uma ‘Grande Caminhada’ será realizada no próximo sábado (02) pela Grande Loja Maçônica do Estado de Pernambuco, Lojas Maçônicas de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, Rotary Clube Petrolina Norte e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina. O ato visa pressionar o Governo Federal a iniciar com urgência os estudos ambientais para executar a transposição das águas do Tocantins para o São Francisco, que se encontra em estado crítico.

A caminhada terá concentração a partir das 8h na Praça do Galo, no Centro da cidade. Todos os participantes devem estar de branco para percorrer as principais ruas do entorno até a Orla, onde darão um abraço símbolo no rio da integração nacional.

De acordo com o Grão Mestre de Pernambuco, Janduhy Fernandes, o ato é apartidário. “Hoje vemos as condições do Rio, que está enfrentando uma iminente catástrofe. Historiadores já apontaram que o São Francisco nunca chegou a uma vazão tão baixa. E temos essa solução próxima: o caudaloso Rio Tocantins, que tem cheia de 8 meses ao ano e está próximo à bacia Amazônica. […] Então tivemos a ideia de congregar instituições e pessoas que buscam o bem-estar da comunidade e criar um movimento ordeiro, para lembrar às autoridades da responsabilidade que temos com o Vale do São Francisco”, explica.  

O projeto de interligação dos rios Tocantins e São Francisco foi elaborado pelo deputado federal Gonzaga Patriota há mais de 20 anos, pelo Projeto de Lei n° 4.797/90, reapresentado em 2013 como o PL n° 6.569/13. A ideia é compensar o suprimento hídrico do Velho Chico, melhorar o volume de água no Lago do Sobradinho, aumentar a disponibilidade aquática no semiárido e até mesmo gerar energia através da queda d´água na divisa de Tocantins com a Bahia. ( Alvinho Patriota)

Nenhum comentário:

Postar um comentário