Páginas

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Itapissuma recebe a XVII Feira de Educação de Trânsito do DETRAN-PE



Tendo como objetivo atingir o público infantil, ou seja, os condutores do amanhã, o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco - DETRAN-PE, Charles Ribeiro, e o Prefeito de Itapissuma, Zé de Irmã Teca, abriram hoje (19), a XVII Feira de Educação de Trânsito, que acontece até amanhã (20), no Pátio de Eventos daquele município, localizado na Av. Serafim, S/N, das 10h às 16h. 

O evento, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito - SNT,  tem como slogan "Minha Escolha faz a diferença" e deve atingir um publico de cinco mil crianças, jovens e adolescentes oriundos da rede municipal de educação de Itapissuma e municípios adjacentes. Na oportunidade foi lançada também a revista da Turma da Mônica, sob o título "Educação no trânsito não tem idade". 

Nos quadrinhos são tratados temas relativos à prevenção de acidentes, entre orientações para pedestres, condutores, transporte de crianças em veículos, uso de equipamentos de proteção individual em bicicletas, ciclomotores e motocicletas. De forma lúdica e com linguagem adequada, as histórias criadas aproveitam situações que as crianças passam cotidianamente para transmitir informações cruciais sobre a diminuição da exposição ao risco e, consequentemente, dos acidentes. Na oportunidade, alunos das escolas municipais tiraram fotos com a Mônica e o Cebolinha. 

De acordo com Charles, a realização dessa feira em Itapissuma partiu da determinação do govenador Paulo Câmara, uma vez que a cidade tem o trânsito organizado e é integrado ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT. Na ocasião, Ribeiro entregou revistas da Turma da Mônica para os alunos das escolas presentes. “Essa revistinha foi preparada para vocês aprenderem sobre o trânsito e nos ajudarem sendo agentes mirins, pois vocês serão os condutores do amanhã. Quando seus familiares saírem de moto, peçam para que coloquem o capacete e usem sapatos fechados”, enfatizou.

Já o prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer ao DETRA-PE e ao Governo do Estado por levar esse evento ao município. “Essa Feira está sendo um momento cívico e de instrução para as crianças, que sem dúvida estão aprendendo na base e de forma lúdica os caminhos para se harmonizar o trânsito e o cumprimento das leis” destacou.

Para a professora Sílvia Pereira, da Escola Municipal Gonçalo Sabino, a ação serviu para os alunos vivenciarem na prática o que foi ensinado em sala de aula. "Fiquei encantada com a dinâmica do, os jogos aplicados e os ensinamentos", completou. Já o aluno do 6° anos da Escola Municipal Francelina Rogaciano da Silva, Williams Kayke, destacou que aprendeu várias normas de trânsito, como atravessar na faixa e respeitar o próximo. "Vou sair daqui é fazer tudo que aprendi, além de ensinar aos meus familiares", afirmou.

Fazem parte do rol de expositores a Porto seguro; Universidade de Pernambuco – UPE; Metron; Honda; Grande Recife Consórcio de Transporte; Total Combustíveis; DPVAT; Operação Lei Seca; Escoteiros do Brasil, Grupo Chico Science; Batalhão de Polícia Rodoviária – BPRV; Concessionária Rota dos Coqueiros; Concessionária Rota do Atlântico; Batalhão de Policiamento de Trânsito – BPTran; Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; Departamento de Estrada e Rodagem – DER; Polícia Rodoviária Federal – PRF; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU; ASA/Viarella; Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa; CFC’s Albuquerque, Santa Luzia e Cepa; e Sest Senat Recife.

Participaram da abertura, além de Charles Ribeiro e Zé de Irmã Teca, a coordenadora de Educação de Trânsito, Luciana Carvalho, o gerente da Escola Pública de Trânsito, Ivson Correia, secretários municipais e vereadores, o representante do Maio Amarelo em Pernambuco, Carlos Valle, representantes da Honda e demais parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário