Páginas

domingo, 5 de novembro de 2017

IFPE dará início a obras de acessibilidade no Campus Vitória de Santo Antão



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) recebeu R$ 1.737.360,36 para execução de obras de acessibilidade no Campus Vitória de Santo Antão. A liberação do recurso foi autorizada, na manhã desta sexta-feira (3), pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em ato realizado no Campus, e o início das obras está previsto para dezembro de 2017.

 A execução da obra permitirá a adequação dos blocos já existentes no Campus e do bloco em construção, como o prédio das graduações, às normas da NBR 9050/2004 (revisada em 2015). As intervenções incluem a construção e recuperação de calçadas, rampas, guarda-corpos e corrimãos, além de recuperação de elementos arquitetônicos, indicação tátil, adequação de sanitários, copas e esquadrias, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência, entre outras, totalizando uma área de 4.726,71m². A previsão é que a obra seja concluída no prazo de seis meses.

 “O Campus Vitória de Santo Antão é uma das unidades mais antigas, e é evidente que precisamos atualizar as condições de funcionamento, atendendo às necessidades de todos os estudantes, a fim de abrigar, com qualidade, os cursos ofertados aqui e as novas oportunidades para o desenvolvimento”, ressaltou o ministro Mendonça Filho.

 Criado em 1954, o Campus Vitória de Santo Antão está localizado na zona rural do município, tem uma área total de 463 hectares e conta com mais de 35.000 m² de área construída. Hoje, usufruem deste espaço aproximadamente 1.300 estudantes, em cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio e Subsequentes nas áreas de Agroindústria, Agropecuária, Agricultura e Zootecnia, e nos cursos superiores em Bacharelado em Agronomia e Licenciatura em Química. Também são ofertados cursos de Manutenção e Suporte em Informática e de Agricultura, através do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (PROEJA).

 “A obra é muito importante para atender às demandas da comunidade do Campus, garante o atendimento das necessidades das pessoas com deficiência e representa qualidade de vida”, destacou a reitora do IFPE, em exercício, Rosana Teles. Para dar celeridade ao processo licitatório, foi adotado o Regime Diferenciado de Contratações (RDC).

Participaram da cerimônia a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, o pró-reitor de Administração e Planejamento, Rozendo França, a pró-reitora de Extensão, Ana Patrícia Falcão, o diretor-geral em exercício do Campus Vitória, Diego Fernandes, a diretora do Departamento de Obras e Projetos do IFPE, Virgínia Gouveia, a diretora de Administração e Planejamento, Isabelle Mendes, o diretor de Extensão do IFPE, Victor Wanderley, o diretor de Ensino, Alexandre Duarte, e o coordenador de Pesquisa e Extensão, Renato Lemos. Também acompanharam o ato o deputado federal André de Paula, o deputado estadual Henrique Queiroz, o deputado estadual Joaquim Lira, o prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglailson Júnior, além de servidores e estudantes do campus.

FOTOS: Hugo Peixoto/Ascom IFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário