Afogados da Ingazeira promove semana “Saúde em Movimento”




São inúmeras as pesquisas científicas que comprovam a importância da atividade física regular na prevenção de doenças, sobretudo as doenças crônicas não transmissíveis, a exemplo da diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. A atividade física também ajuda a diminuir a obesidade. Os exercícios regulares, quatro a cinco vezes por semana e em intensidade moderada, são extremamente eficientes e ajudam a evitar as doenças cardíacas.

A Prefeitura de Afogados sabe disso e criou, há quatro anos, o programa “Saúde em movimento”, que atua junto aos grupos de usuários nas diversas unidades básicas de saúde sob a sua coordenação. Uma equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de saúde de diversas áreas, atuam na prevenção, orientação e acompanhamento dos usuários na prática da atividade física. “Inclusive monitoramos os indicadores de saúde dessas pessoas e constatamos, de forma continuada, uma melhora significativa na qualidade de vida delas,” destacou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.

E para dar visibilidade a esse trabalho, e sensibilizar mais pessoas a adotarem a atividade física em suas rotinas, a Secretaria de Saúde promove, de 11 a 16 de Dezembro, a Semana Saúde em Movimento. As atividades tiveram início nesta segunda, pela UBS Borges. A programação segue nas UBS’s do Costa (12), São Brás (12), Padre Pedro Pereira (13), Mandacaru (14), São Francisco (14) e Sobreira (15).

Na próxima sexta (15), a partir das 19h, a Prefeitura promoverá, em parceria com academias, um aulão de ritmos e atividades físicas na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara.

Caminhada para Solidão – o encerramento da semana acontece no Sábado (16), com a já tradicional caminhada para Solidão. As inscrições para participar da caminhada já estão abertas e podem ser feitas das 8h às 13h, na Secretaria Municipal de Saúde, próximo à Praça dos Correios. Para se inscrever bastam documento de identidade e um quilo de alimento não perecível. A concentração para saída da caminhada está prevista para as 23h, na Praça Alfredo de Arruda Câmara. A Prefeitura montou uma logística de apoio, com ambulância e profissionais de saúde, para acompanhar os “caminhantes”. 

Comentários

Anterior Proxima Página inicial