Páginas

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Detran inicia inspeções obrigatórias em transportes escolares em Pernambuco




O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) inicia, nesta segunda-feira (8), as vistorias obrigatórias em transportes escolares. Entre os critérios das inspeções estão o número de cintos de segurança igual à lotação, lanternas de luz vermelha na parte superior traseira do veículo e lanternas brancas, amarelas ou foscas na parte superior dianteira, além da documentação do veículo e do condutor.

Esta é a primeira vistoria do ano e deve ser realizada até o dia 31 de janeiro. Na Região Metropolitana do Recife, serão atendidos no máximo 50 veículos por dia e há um calendário especial a ser seguido, de acordo com os números finais das placas. A ação acontece na Unidade de Táxis e Coletivos (DUAT), localizada na Avenida Professor Joaquim Cavalcanti, nº 859, no bairro da Iputinga, às margens da BR 101, com atendimento sempre das 14h às 16h.

Os condutores de veículos com as placas terminadas em 1, 2 e 3 devem comparecer até a sexta-feira (12). Os veículos com placas finalizadas em 4, 5, 6 e 7 devem participar das inspeções entre os dias 15 e 24 de janeiro. Já as placas com fins 8, 9 e 0 tem entre os dias 25 e 31 de janeiro para receber a vistoria.

Já para os veículos de transporte escolar do interior do estado não é necessário agendar o atendimento. O condutor deve se dirigir a uma das 24 Circunscrições Regionais de Trânsito - Cinetrans Especiais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Entre as Ciretrans Especiais, estão as de Caruaru, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde e Afogados da Ingazeira.

Ao fim da vistoria, o condutor recebe um selo do Detran, que garante as condições de segurança necessárias para o transporte de crianças. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo sem portar essaa autorização é infração grave, gerando multa de R$ 195,23 e a retenção do veículo até a regularização.

No mês de julho, quando acontecem as férias das escolas, os transportes escolares precisam passar por uma nova inspeção. Confira abaixo a documentação e condições para aprovação:

Documentação necessária

Requerimento padrão preenchido, datado e assinado pelo proprietário.
Certificado de Registro do Veículo (CRV), original e cópia.
Certificado de Registro do Veículo (CRLV) do exercício quitado original e cópia
Carteira de Identidade e CPF, originais e cópias.
CNH (categoria D ou E) original e cópia
Certidão negativa de Antecedentes criminais estadual ou federal
Cópia do CGC com validade (pessoa jurídica)

Fonte : G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário