Páginas

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Encerrada formação de agentes sociais e coordenadores do PELC em Serra Talhada



Terminou nesta quarta-feira (17), a formação para os agentes sociais e coordenação que atuarão no Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC, do Ministério do Esporte, em Serra Talhada. A capacitação aconteceu na Autarquia Educacional de Serra Talhada – Aeset, foi ministrada pela Universidade Federal de Minas Gerais e contou com 50 participantes.

O Programa Esporte e Lazer da Cidade – PELC é um convênio entre a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social com a Prefeitura Municipal de Serra Talhada, que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.  O PELC proporciona a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas com deficiência, estimula a convivência social, contribuindo para que o espaço e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos. As atividades serão desenvolvidas nos bairros da Cohab, Mutirão, Bom Jesus, Coxixola, Vila Bela e Borborema.

Dividida em três módulos, a programação começou na segunda-feira (15), com reunião entre coordenação geral e coordenadores de núcleos, recepção dos agentes sociais, apresentação do programa, estudo da realidade geográfica, demográfica e cultural da cidade e dos núcleos, formação de grupos de trabalho: Cultura – conceitos e sua relação com o lazer e o esporte; Lazer – conceitos e suas relações com a cultura e o esporte; Esporte – conceitos e suas relações com  a cultura e o lazer; além de visita aos espaços de funcionamento dos núcleos.

Na terça-feira (16), teve discussão sobre o perfil do agente social e suas possibilidades; síntese dos grupos de visitas – limites e potencialidades para o desenvolvimento das atividades do Pelc; e exposição e debate sobre esporte, lazer, cultura, planejamento participativo e construção das vivências esportivas e culturais. O encerramento foi nesta quarta-feira (18), com discussão sobre o agente social de esporte e lazer, debate, sistematização da grade horária dos núcleos, mesa de debate e avaliação final.

“Encerramos em clima de confraternização nosso primeiro módulo do Pelc, que foi a formação para os agentes sociais e coordenadores que vão atuar nos polos, entregamos os certificados e estamos com a equipe a todo vapor para cair em campo e começar o trabalho; agora vamos aguardar o retorno do Ministério do Esporte para darmos continuidade ao programa, abrindo novas inscrições para as pessoas que queiram participar das atividades”, explicou o secretário de Esportes e Lazer, Gin Oliveira. O programa será desenvolvido nos bairros: Cohab, Mutirão, Bom Jesus, Coxixola, Vila Bela e Borborema, beneficiando mais de 2.500 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário