Páginas

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Pais montam sala de aula para filho com câncer que sonhava ir à escola



Curiosamente/Diário

Thiago José, de apenas 3 anos, luta contra um câncer no tronco cerebral. Seus pais resolveram então improvisar uma pequena sala de aula em sua casa, em Rio Branco, no Acre e comprar material escolar para que o menino pudesse realizar o seu único sonho: ir à escola. Todos os dias, o menino senta e, em uma cadeira e uma mesa de plástico, ambas doadas, colore e aprende lições. Ele não consegue frequentar uma escola comum pois os medicamentos recebidos causam inchaço e dificultam sua locomoção.

A sala onde o menino estuda recebeu uma lousa. Um móvel antigo virou prateleira de livros e letras do alfabeto foram grudadas na parede. A família se uniu e improvisou uniforme e comprou mochila, mas ainda aceita doações de livros, cadernos e lápis de cor. O pai, Thiago Léo Costa, que trabalha com serviços gerais, diz não saber de onde o filho tirou o desejo de estudar. “Acho que ele viu em algum lugar e isso despertou nele o sonho de ser estudante. Toda vez que ele vê alguém sentado em uma sala de aula na TV, ele diz que quer estudar. Ele nunca foi para uma escola, mas sempre viu a minha filha mais velha indo, acho que isso criou o desejo nele”, declarou o pai à Rede Amazônica.

A criança foi diagnosticada com um tumor maligno depois de perder o movimento de um dos braços e ser levada a um ortopedista. As chances do tratamento de radioterapia funcionar são baixas no caso de Thiago, em torno de 15%, mas a família não desanima e deve viajar até Porto Velho (RO) para fazer oito sessões finais do tratamento pois a máquina de radioterapia do Hospital das Clínicas, em Rio Branco, está quebrada. “Eram 28 sessões de radio(terapia). Ele fez 20. Aí foi quando o aparelho quebrou”, explicou a mãe, Taciane Lima. “O tumor é no pior lugar, pois é no tronco cerebral, não tem como operar. A médica mesmo já chegou a dizer que não pode fazer absolutamente nada. Não pode fazer cirurgia e nem biópsia”, completou o pai. Os medicamentos recebidos Segundo a secretaria de saúde do Acre, uma nova máquina deve ser disponibilizada, mas apenas em abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário