Páginas

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Chuvas no Nordeste enchem barreiros e renova a esperança do homem do campo



As chuvas que vem caindo em solo de alguns municípios do Sertão de Pernambuco e Norte da Bahia, já devolveu a velha caatinga uma imagem de alegria e de oportunidades. Aos olhos dos sertanejos não há imagem mais bonita do que a chuva caindo, açudes, barreiros e cisternas se enchendo com água que vem do Céu. Ao longo das BRs 428, 316 e 116, dá gosto olhar para os lados e perceber, o que antes era sequidão agora é verdinho e muita água.

No município de Cabrobó e de Belém do São Francisco, riachos que há muitos anos não passava uma gota de água, agora faz a alegria dos pescadores e dos agricultores. Essa alegria é compartilhada pelas famílias que moram as margens dos riachos, Tamburil em Belém do São Francisco e riacho Grande e Ouricuri, na divisa dos municípios de Cabrobó e Belém. Na temos informações de grandes prejuízos por conta das ultimas chuvas, com exceção de alguns pequenos barreiros que romperam por não resistir à força da água.

Já do lado baiano, a alegria chega com força para os agricultores dos municípios de Abaré, Chorrochó e Curaçá. Em Abaré a BA 210, na altura do Km 7, não resistiu a força da água na região de Salinas e rompeu. Com isso o trafego foi interrompido e não há previsão do restabelecimento, tivemos informações não oficiais que a prefeitura de Abaré já estaria preparando a recuperação do asfalto. Vários riachos que cortam a BR 116 entre os municípios de Abaré e Chorrochó, estão com volume de água de chamar a atenção de quem passa pela BR.

Ao passar pela região de Salinas no município de Abaré, região Norte do Estado da Bahia, a chuva da madrugada de sábado (24) interditou rodovia e ainda causou sérios prejuízos. Segundo uma moradora da região pelo menos 50 ovelhas foram arrastadas pela força da água, ainda de acordo com as informações dessa moradora, há relatos de agricultores de que outros animais também estão desaparecidos e podem ter sido também levados pela correnteza. (Didi Galvão)


Nenhum comentário:

Postar um comentário