Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Procurador-geral de Justiça aconselha novos promotores sobre dia a dia na carreira



O procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, participou, na quinta-feira (22), de uma das atividades que integram o curso de formação dos novos 20 promotores de Justiça que tomaram posse no mês passado. A aula aconteceu no auditório da Escola Superior do Ministério Público de Pernambuco (ESMP), no quinto andar do Edifício Ipsep, na Rua do Sol, bairro de Santo Antônio, na região central do Recife.

Francisco Dirceu Barros tirou dúvidas dos colegas que vão assumir seus postos no próximo dia 5 de março em 14 cidades do Sertão, cinco do Agreste e uma da Zona da Mata. Também participaram da atividade o diretor da ESMP, Sílvio Tavares, e o secretário-geral do MPPE, Alexandre Bezerra.

Entre outros temas, o procurador-geral de Justiça deu orientações sobre o dia a dia e as situações de conflitos por que passam os promotores em seu trabalho cotidiano, com júris, audiências e relacionamento institucional. “É preciso que tenhamos em mente que somos promotores de Justiça e o povo brasileiro é carente de cidadania. Neste sentido, é primordialmente salutar que o promotor saia de seu gabinete, converse, dialogue, oriente o cidadão sobre seus direitos. Somos guardiões da sociedade. Defender a cidadania é uma das nossas principais funções. Não pode ser desenvolvida de forma eficaz quando ficamos 'encastelados' em gabinetes e agimos com exacerbada formalidade. Voltar-se à defesa do cidadão carente, eis uma sagrada missão que deve nortear o trabalho de um promotor de Justiça”, afirmou Francisco Dirceu Barros, que ingressou no Ministério Público de Pernambuco em 1999 e ocupou, durante 15 anos, várias promotorias de Primeira Entrância.

Os promotores que assumem os cargos em 5 de março se somam a outros 21 que ingressaram na instituição em 2017, totalizando 41 desde janeiro do ano passado. Eles serão lotados em Bodocó, Cabrobó, Carnaíba, Custódia, Exu, Flores, Floresta, Inajá, Petrolândia, Serrita, Tabira, Tacaratu, Terra Nova e Trindade (Sertão), Águas Belas, Buíque, Ibirajuba, Jupi e Lagoa dos Gatos (Águas Belas) e Chã Grande (Zona da Mata). (MPPE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário