Caruaru se tornou o centro da moda no Agreste nos três
dias de realização da 25ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana (RNMP).
Lojistas de todo o Brasil estiveram no município para comprar itens das
coleções outono/inverno de empresas de confecção, calçados e acessórios de
Pernambuco, Ceará, Paraíba, Goiás e de Minas Gerais que irão compor suas
vitrines em todas as regiões do País. O resultado foi positivo. Foram gerados
R$ 17,6 milhões em negócios e a edição se consagrou como a que contou com mais
expositores e compradores na história do evento. Entre os compradores, cerca de
30% nunca haviam participado da RNMP, o que demonstra que a iniciativa cumpre
com seu papel de expandir o mercado de confecções pernambucano, atraindo novos
clientes.
Os números mostram o fôlego que a Rodada de Negócios da
Moda Pernambucana ganhou, apresentando novidades para todos os públicos que
participam da iniciativa. Os 127 expositores tiveram um espaço renovado com um
novo layout para disposição dos 134 stands. Os 534 compradores, entre
convidados e espontâneos, tiveram acesso à produção de fornecedoras de peças de
surf wear/street wear, praia, fitness, moda íntima, bebê/infantil, jeans, moda
feminina, moda masculina e de calçados e acessórios. Além disso, conheceram o
trabalho de cinco novas micro e pequenas empresas que participaram do evento
através do projeto piloto “Pernambuco que Cresce”.
“Este projeto promoveu o acesso das pequenas empresas a
este mercado de maneira mais organizada. Foram cinco empresas participantes
deste módulo, que estão iniciando as atividades dentro dessa estrutura de
gestão comercial em nível nacional e já tiveram essa oportunidade. Isso é muito
positivo e faz com que elas amadureçam e participem do mercado formalizado,
gerando empregos e riquezas no futuro. ”, avaliou o coordenador do evento, Wamberto
Barbosa.
Para o público em geral, a Alameda dos Profissionais,
criada na 24ª edição, teve diversas atrações incrementadas à programação. A
Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo e da Secretaria
de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, trouxe a cultura regional com
o “Corredor do São João” e o “Stand da Feira”, este último que reuniu peças de
barro e brinquedos populares de 15 artesãos do Alto do Moura e da Feira de
Artesanato. O “Reality Criativo” do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
(Senac) contou com sete profissionais de moda na produção de uma micro coleção
em apenas dois dias. O resultado foi apresentado ao público em um desfile no
último dia do evento. O stand do NTCPE apresentou quatro empreendimentos: a
empresa de vestuário de proteção UV, Peamo, a de moda praia feminina, Lala Di,
a de moda fitness, Voador, e o birô de serviços de moda, Pássaro Estúdio,
que faz desde a criação de estampas até o desenvolvimento de coleções. Todas
fazem parte do Programa de Incubação do Marco Pernambucano da Moda.
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