Agricultura familiar pernambucana é fortalecida com entrega de novos equipamentos e veículos



Agricultores familiares de 100 municípios pernambucanos passam a contar, a partir desta segunda-feira (26.03), com um importante conjunto de equipamentos e veículos que vão impulsionar o fortalecimento do setor no Estado. Em mais uma demonstração do seu compromisso com a área, o governador Paulo Câmara entregou, nesta manhã, cerca de 150 veículos – entre carros, motos, caminhões e ensiladeiras -, além dos mais de 1 mil itens de auxílio à produção e comercialização dos produtos. Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões através de um convênio entre o Governo de Pernambuco e a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (SEAD). A entrega foi realizada em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

 “São 275 mil famílias em Pernambuco que trabalham e vivem da agricultura familiar e são responsáveis por uma expressiva produção de alimentos para o nosso Estado e para os Estados vizinhos. São pessoas que vivem da sua produção, que moram em áreas afastadas, mas que têm um papel fundamental na nossa economia e precisam de um olhar diferenciado. E o que a gente busca com esta ação é proporcionar condições cada vez melhores para que eles possam trabalhar com tranquilidade. E é isso o que a gente está buscando junto ao Governo Federal, buscando recursos para que a gente possa estar cada vez mais presente nos municípios, com equipamentos que possam ajudar e fortalecer a agricultura familiar de Pernambuco”, ressaltou o governador.


Na oportunidade, foram entregues 1.450 itens como: 1 mil caixas plásticas, 25 motos, 8 veículos leves, 12 caminhões, 150 barracas de feira, 75 ensiladeiras, 3 caminhonetes, 11 kits de inseminação artificial, 16 freezers e 150 balanças eletrônicas. Esse material contemplará dez territórios, através do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Proinf). Outra ação importante foi a entrega de 25 carros que foram destinados aos extensionistas rurais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), responsáveis pela gestão, execução e administração dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para os agricultores e pescadores enquadrados no PRONAF. O extensionista rural é reconhecido com um agente público de mudanças, um dos elos de equilíbrio entre o rural e o urbano.

AGRICULTURA FAMILIAR – No Brasil são aproximadamente 4,3 milhões de estabelecimentos rurais da agricultura familiar, que correspondem a 84% do total. O setor é responsável por 33% do valor bruto da produção agropecuária do País e pela produção de 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Em Pernambuco, são 275.720 estabelecimentos familiares, que produzem mandioca, feijão, milho, fruticultura e hortifruti.

Participaram da solenidade também os deputados federais Augusto Coutinho, Fernando Monteiro, Severino Ninho e Tadeu Alencar; os deputados estaduais Zé Maurício, Clodoaldo Magalhães e Simone Santana; os secretários Nilton Mota (Casa Civil), Wellington Batista (Agricultura e Reforma Agrária) e Antonio Carlos Figueira (Chefe da Assessoria Especial); além da presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Nedja Moura; e do coordenador Geral das Delegacias Federais, Luiz Carlos Astolfo.



Prestigiaram o evento ainda os prefeitos Ana Célia (Surubim), Arquimedes (Buíque), José Maria Macedo (Cupira), Josimara Cavalcanti (Dormentes), Veronica do Major (Gameleira), Maria (João Alfredo), Rafael (Afrânio), Marcello Maranhão (Ribeirão), Altair Junior (Palmares), Vilmar Cappellaro (Lagoa Grande), Luiz Haroldo (Águas Belas), Marivaldo Andrade (Jaqueira), Humberto Mendes (Santa Maria da Boa Vista),  Neves Barreto (Joaquim Nabuco), Joelma Campos (Panelas), Maviael Cavalcanti (Macaparana), Botafogo (Carpina), Marquinhos Moura (Maraial), Armando Duarte (Caetés); e o vereador do Recife, Rodrigo Coutinho.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial