Páginas

terça-feira, 6 de março de 2018

Data Magna de Pernambuco: Entenda por que 6 de março é feriado no Estado



A Lei Que Tornou O Dia Feriado Faz Referência À Eclosão Da Revolução Pernambucana E Ao Período Em Que Pernambuco Foi Um Estado Independente Da Coroa Portuguesa.

O dia 6 de março é feriado pela primeira vez em Pernambuco neste ano, após ter sido instituído em 2017. Mais do que um dia em que repartições públicas fecham e instituições de ensino não têm aula, a data magna estadual presta uma homenagem à chamada Revolução Pernambucana, quando o estado se tornou uma república independente do resto do Brasil colonial.

O ano era 1817. A então capitania de Pernambuco se revoltou e declarou independência do resto do Brasil no dia 6 de março, rompendo com o governo da família real portuguesa. A República de Pernambuco durou cerca de 70 dias, mas marcou a história do país.

A lei que institui o feriado da Data Magna de Pernambuco, de autoria dos deputados Terezinha Nunes (PSDB) e Isaltino Nascimento (PSB), prevê que as escolas aproveitem a semana para abordar a história pernambucana. “É importante incutir nas novas gerações esse conhecimento. Tudo isso tem que ser valorizado, tem que começar fazendo o dever de casa”, avalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário