Prefeitura de Petrolina registra nova queda na poluição do Rio São Francisco



No Dia Mundial da Água, o prefeito Miguel Coelho anunciou uma excelente notícia para os moradores do Vale do São Francisco. Após uma análise realizada neste mês pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), foi registrado o aumento do nível de oxigênio nas águas do “Velho Chico”, o que representa menos poluição e melhoria para o ecossistema da região. A notícia foi dada pelo prefeito, na manhã desta quinta (22), durante o ato de lançamento de 50 mil peixes na Orla I, em Petrolina.

Segundo a AMMA, o nível de oxigênio diluído nas águas do rio, no trecho da orla petrolinense, subiu de 8,1 mg/L para 10,9 mg/L, representando uma melhoria de 36% em relação à última avaliação ocorrida em maio do ano passado. É o segundo avanço significativo detectado pelo técnicos ambientais da Prefeitura, por consequência do programa Orla Nossa, que tem promovido a revitalização do Velho Chico. Na primeira comparação, em maio, o nível de oxigênio havia subido de um índice crítico de 1,3 mg/L para 8,1 mg/L. O resultado representa um alívio para o Rio São Francisco, já que o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) considera satisfatório um índice de 6,0 mg/L.

Miguel comemorou o bom desempenho na análise e garantiu que as ações do programa Orla Nossa serão intensificados no Velho Chico e suas margens. “De abril do ano passado para cá, estamos fazendo o maior programa municipal de preservação do Rio São Francisco. Saímos de uma condição crítica, melhorando em quase 800% a oxigenação das águas. Esses dados, portanto, mostram que valeu à pena o enorme esforço que tem sido feito. Mas é importante manter as ações e envolver as demais cidades e governos no processo de revitalização do rio e da mata ciliar”. 

Comentários

Anterior Proxima Página inicial