Páginas

terça-feira, 10 de abril de 2018

Carnaíba realizou Consulta Pública para criação da Unidade de Conservação da Serra do Giz na divisa com Afogados da Ingazeira



A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), promoveram na manhã dessa terça-feira (10/04/18), no teatro José Fernandes de Andrade, localizado ao lado do pátio de eventos Milton Bezerra das Chagas, no Centro de Carnaíba, no Sertão do Alto Pajeú, a Consulta Pública para criação da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre da Serra do Giz, nos municípios de Afogados da Ingazeira e Carnaíba.


O evento contou com a presença do prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB), que da importância do evento ter sido realizado em Carnaíba. “Dizer da importância esta sendo realizado em Carnaíba, para que nessa audiência pública, a população tome conhecimento e traga propostas para preservação dessa área, essa reserva ambiental da Serra do Giz, que tem sua extensão de quase 98% do município carnaibano”, disse Anchieta.


Já o secretário de Meio Ambiente do governo do Estado, Carlos André Cavalcante (Cacá), ao discursar ao público presente, falou dos estudos realizados no local. “Esse é um momento muito especial, em pode estar fazendo essa consulta pública, e é um processo que dura tempo, pois fazer os estudos e identificar os potenciais, saber que estamos protegendo um Leopardo e tigre ao mesmo tempo. Nós temos aqui, além da Fauna e da Flora, um sítio arqueológico que é um potencial fantástico, para que a gente possa fazer a conservação e proteção”, concluiu Carlos André.


Na programação do evento, teve o jovem Joaquim Freitas do CEPAN (Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste), que passou as informações ao público presente, em relação aos estudos realizados na Serra do Giz.

 Na seqüência foram realizados blocos de perguntas e dúvidas por parte da sociedade presente no teatro, sendo respondidas pelas autoridades presentes, representantes do governo do Estado de Pernambuco.

A Consulta Pública contou com a participação de representantes do governo municipal “Carnaíba de Todos Nós” como; Secretários, diretores de escolas, alunos, sindicatos de Canaíba, de Carlos André Cavalcante (Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco), Eduardo Elvino (Presidente da CPRH), Samanta de La bela (Gestora das Árias de Conservação), Joaquim Freitas (CEPAM), a população em geral, a exemplo de autoridades de cidades vizinhas como Afogados da Ingazeira e outras do Sertão do Pajeú.


Nenhum comentário:

Postar um comentário