Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Prefeito Anchieta Patriota inaugura o CREAS em Carnaíba



O Governo Municipal de Carnaíba, no Sertão do Alto Pajeú, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugurou na manhã desta quinta-feira, (26/04/18) o CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social, que integra o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Falando para os presentes no evento, o prefeito Anchieta Patriota destacou a importância do CREAS para as famílias carnaibanas. “A implantação deste serviço aqui em Carnaíba, é de grande importância para as famílias carnaibanas, onde vai oferecer apoio, orientação e acompanhamentos as famílias do município. Esse país precisa e muito que a gente a cada dia lute para acabar essas diferenças sociais que existe. Não podemos aceitar um país que é a 10ª potência mundial em termos de economia, mais que é a uma das últimas em assistência para os mais pobres”, disse Anchieta.


O vice – prefeito Júnior de Mocinha também deixou sua mensagem na inauguração. “Em todos os setores, em todas as instituições que a gente percebe as pessoas trabalhando de bom gosto, a gente vê as pessoas sendo tratadas como merecem, com ações por parte do nosso governo. Por onde andamos, a população está satisfeita com nosso governo, pois isso prova o porquê de Anchieta Patriota ter mais de 80% de aprovação”, concluiu.


Kátia Santos, secretária de assistência social, falou do sonho conquistado, e aproveitou a oportunidade para apresentar a equipe que compõe o Creas. “O Centro terá Gerlane como coordenadora, Dr. Ítalo será o advogado, Beatriz será a psicóloga e Graciete será a assistente social. Essa é a equipe que vai trabalhar em conjunto. Carnaíba só tem a ganhar com mais esse serviço, pois o Creas, nada mais é do que mais um serviço que vai beneficiar vocês. Esse é um sonho concretizado por todos nós”, finalizou.


A coordenadora Gerlane, falou o que vai representar o CREAS na vida das pessoas. “O CREAS, ele tem a função e a finalidade de trabalhar com o público que tem os direitos violados, isso é para aqueles que tem dúvidas sobre os serviços. Nós sabemos que além da vulnerabilidade social, existem aquelas situações mais sérias, que são as situações que levam a um risco pessoal e social, e o CREAS veio para isso”, cravou Gerlane.


Na programação teve a entrega de kits aos participantes do concurso de cabeleireiro oferecido pelo CRAS. Apresentações culturais, poesias e foi oferecido um delicioso café da manhã para todos que estiveram presentes prestigiando 0 evento.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

O atendimento fundamenta-se no respeito à heterogeneidade, potencialidades, valores, crenças e identidades das famílias. O serviço articula-se com as atividades e atenções prestadas às famílias nos demais serviços socioassistenciais, nas diversas políticas públicas e com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. Deve garantir atendimento imediato e providências necessárias para a inclusão da família e seus membros em serviços socioassistenciais e/ou em programas de transferência de renda, de forma a qualificar a intervenção e restaurar o direito.

OBJETIVOS:

 - Contribuir para o fortalecimento da família no desempenho de sua função protetiva;
- Processar a inclusão das famílias no sistema de proteção social e nos serviços públicos, conforme necessidades;
 - Contribuir para restaurar e preservar a integridade e as condições de autonomia dos usuários; - Contribuir para romper com padrões violadores de direitos no interior da família;
 - Contribuir para a reparação de danos e da incidência de violação de direitos;
 - Prevenir a reincidência de violações de direitos

Entre as personalidades presentes destacamos algumas autoridades como: O pastor Zé Rodrigues (Igreja Batista); Cícero Batista, Everaldo Patriota, Victor Patriota, Alex Mendes (Vereadores); Dr. Damião Júnior (Advogado); Kátia Santos, Lourdes Leite, Vilberto Malaquias, Zé Ivan (Secretários); Edna Andrade (Diretora de Meio Ambiente); José Jesus (Diretor de Esportes); demais autoridades e o grande público em geral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário